admitindo que a aresta da base da luminária meça 3 dm, qual é o tamanho do percurso feito por cada inseto
Soluções para a tarefa
Encontrei o início do enunciado desta questão, e uma imagem que ajuda a entender o que está sendo pedido.
"A luminária de uma lanchonete tem a forma de um cubo. Contudo, ela só possui faces laterais, as bases foram subtraídas para iluminar melhor o ambiente. Uma mosca e uma formiga estão sobre o mesmo vértice do cubo como indicado na figura pelas letras M (mosca) e F (formiga). No vértice oposto da outra base, está uma gota de mel, que interessa a ambos os insetos. A mosca tem a vantagem de ter asas e poder voar. A formiga só pode andar pela superfície e pelas arestas da luminária. Indique qual o menor percurso que cada inseto deve fazer para alcançar a gota de mel. Admitindo que a aresta da base da luminária meça 3 dm, qual é o tamanho do percurso feito por cada inseto?"
Para a mosca que pode fazer o trajeto voando, o menor caminho é cruzar de um vértice para o outro, traçando uma diagonal no cubo:
M = diagonal do cubo
M = lado . √aresta
M = 3 . √3
M = 5,196 dm
Para a formiga, vamos imaginar que ela caminhe por duas faces do cubo, visualizando essas duas faces lado a lado, ou seja, em um plano, temos um retângulo altura igual a 3 dm e largura igual a 6 dm, o menor trajeto que a formiga vai percorrer é a diagonal deste retângulo, que nada mais é do que a hipotenusa de um triângulo retângulo:
F = diagonal do retângulo
F² = cateto² + cateto²
F² = 6² + 3²
F² = 36 + 9
F² = 45
F = 6,708 dm
queria muito responder esse questao mas como a rapaz ja respondeu e tecnicamente deu uma aula prefiro dar meus parabens ele.
vc foi demais parabens