"Admite−se que o estruturalismo tenha sido o esforço mais sistemático para eliminar, não apenas da etnologia mas de uma série de outras ciências e até da história, o conceito de acontecimento. Eu não vejo quem possa ser mais anti−estruturalista do que eu. Mas o importante é não se fazer com relação ao acontecimento o que se fez com relação à estrutura. Não se trata de colocar tudo num certo plano, que seria o do acontecimento, mas de considerar que existe todo um escalonamento de tipos de acontecimentos diferentes que não têm o mesmo alcance, a mesma amplitude cronológica, nem a mesma capacidade de produzir efeitos." Foucault, M. Microfísica do Poder. O problema do estruturalismo, segundo Foucault, seria
Soluções para a tarefa
Resposta: O problema do estruturalismo, de acordo com Foucault, está na planificação do homem na sociedade.
Explicação: O movimento estruturalista, simplificadamente, conceitua o homem como um produto de valores estruturais sociais, psicológicos e linguísticos, sob os quais ele não tem nenhum controle.
Foucault, um pós-estruturalista, é bem conhecido pela sua análise das interações de poder, como se pode ver em seu livro Microfísica do Poder. Portanto, é contra a planificação humana que o estruturalismo propõe, já que diferentes acontecimentos afeta de diversas maneiras os indivíduos devido a essas interações. Isso se dá pela simbiose entre os valores sociais, psicológicos e linguísticos e o poder. Assim, já que o primeiro molda o homem, e o homem molda o poder, o homem molda o primeiro, e assim tem influência sobre sua existência antropológica.