Admita uma raça de cães cujo padrão de coloração da pelagem dependa de dois tipos de genes. A presença do alelo e, recessivo, em dose dupla, impede que ocorra a deposição de pigmento por outro gene, resultando na cor dourada. No entanto, basta um único gene E,dominante, para que o animal não tenha a cor dourada e exiba pelagem chocolate ou preta. Caso o animal apresente um alelo E dominante e, pelo menos, um alelo B dominante, será preta; caso o alelo E dominante ocorra associado ao gene b duplo recessivo, sua coloração será chocolate. Observe o esquema. Identifique o tipo de herança encontrada no padrão de pelagem desses animais, justificando sua resposta. Em seguida, indique o genótipo de um casal de cães com pelagem preta que já gerou um filhote dourado.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
Resposta: Herança: Epistasia. A expressão de um gene interfere na expressão do outro. Ambos tem o genótipo Eebb. 75% filhotes dourados.
Explicação: P (filhote E_bb) 3/4 ×1 = 3/4 ou 75%
Respondido por
3
-Epistasia, pois a interferência entre a expressão dos genes. Os pais tem o genótipo Eebb, apresentando 75% de probabilidade de terem filhotes de pelagem chocolate.
Perguntas interessantes
Sociologia,
6 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás