Administração e logística
A modalidade de controle de produção de estoque denominada Just in time consiste, dentre diversas funções, em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
O just in time é responsável por buscar a precisão da cadeia de produção, encaixando as operações e as execuções de acordo com o nível de demanda. Ou seja, tudo ocorre no seu devido tempo, nem antes, nem depois. Essa metodologia evita o estoque parado e o desperdício de matéria-prima.
Explicação:
Redução de custos
Uma das principais vantagens desse método é a redução do estoque, já que não é necessário assegurar um espaço ou funcionários para lidarem com esse aspecto.
Produção mais precisa
Como as peças só são feitas de acordo com a demanda, não há desperdício. Especialmente em itens que se deterioram, produzir em grande escala de uma vez só pode gerar grandes perdas posteriormente
Maior competitividade da empresa
O método just in time reorganiza o ambiente produtivo a partir das necessidades do mercado e busca o amplo entendimento de que eliminar qualquer desperdício é a base desse método de controle de estoque.
Ritmo de produção contínuo
Antes, quando uma máquina parava por problemas, todos os estágios seguintes de produção tinham que parar até que o problema fosse reparado.
Maior autoridade do funcionário
Para que esse método de controle de estoque seja implementado de forma correta, o gestor responsável assume um papel importante: deve oferecer treinamentos para toda a equipe, até que todos possam dominar os processos envolvidos.