História, perguntado por Computadorlampera002, 11 meses atrás

administração de Vasco Fernandes Coutinho colonia

Soluções para a tarefa

Respondido por janicecaldeira
1

Resposta:

Vasco Fernandes Coutinho

Imbuído do sonho de encontrar riquezas sem fim, chegou ao seu novo destino no dia 23 de maio de 1535 e batizou a nova terra como Espírito Santo, devido à coincidência da data da chegada com a comemoração do dia do divino Espírito Santo.  

Apesar dos investimentos de Vasco Coutinho, a capitania do Espírito Santo não foi considerada uma próspera capitania durante a fase inicial de colonização. A cultura de cana-de-açúcar inicia-se aos arredores de Vitória e devia expandir-se pela faixa litorânea, facilitando o seu escoamento. Ao norte a agromanufatura da cana-de-açúcar chegou a atingir Nova Almeida e ao sul chegou até Itapemirim. Em São Mateus a lavoura ficou isolada do centro de irradiação, Vitória.

Devido ao conjunto de entraves vivenciados pela capitania do Espírito Santo, Vasco F. Coutinho decide ir à Europa buscar apoio militar e financeiro para dar cabo a seu empreendimento colonizador.  

Em uma dessas viagens de Vasco à procura de ajuda, a Vila do Espírito Santo é atacada por grupos indígenas que se indignam com os devaneios dos europeus, e aproveitando a saída do donatário promovem uma violência jamais vista.  Após a morte em combate de capitães como D. Jorge de Menezes, D. Simão de Castelo Branco e grandes perdas materiais, os colonos decidem dar uma trégua com a “gentilidade”. Depois do ataque, a vila foi abandonada e os sobreviventes fugiram para capitanias vizinhas (como a de Porto Seguro), para o norte da capitania do Espírito Santo, onde colaboraram com povoamentos às margens do rio Cricaré e para a Ilha de Santo Antônio de Duarte de Lemos, local da fundação da Vila de Nossa Senhora da Vitória em 1551.  

A Vila do Espírito Santo ficaria em grande abandono e passaria a ser chamada de Vila Velha, devido ao nome da nova capital, Vila Nova da Vitória (o nome Vila Nova da Vitória, para alguns historiadores, está ligado a uma provável vitória dos colonos sobre os índios, enquanto outros acreditam em uma postura de exaltação religiosa).

Com a morte de Vasco Fernandes Coutinho, a capitania do Espírito Santo é entregue ao seu filho bastardo com a senhora Ana Vaz, Vasco Fernandes Coutinho Filho.

Fatores do Fracasso da Capitania:

O relevo acidentado e a grande quantidade manguezais, afastavam o sonho de encontrar a Serra das Esmeraldas. A agricultura não cresceu o suficiente para colocar a Capitania na rota do tráfico de escravos, tornando a mão-de-obra uma preocupação constante (também o ES estava fora do eixo econômico do ciclo da cana). O Número reduzido de colonos estabelecidos, a ausência aparente de metais preciosos frustrou os colonizadores, tornando a administração da Capitania um tormento. O grande volume de capitais consumido e não revertido, com os baixos lucros obtidos, e a grande extensão territorial da capitania, foram fatores geradores da crise.

Perguntas interessantes