Adg4 - Didática
1)
Desde o início dos anos 80 existe uma preocupação com a profissionalização docente dadas as necessidades de um mundo cada vez mais moderno e cada vez mais globalizado. Maurice Tardif (2013), ao analisar esse movimento estabelece três momentos históricos diferentes que coexistem atualmente e ainda influenciam o pensamento sobre a profissão docente.
Sobre estes momentos históricos na formação docente analise as questões abaixo marcando V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida marque a sequencia correta.
( ) Na idade da vocação a profissão docente era definida a partir da fé professada pelo futuro professor.
( ) Na idade do oficio, a relação das professoras com o trabalho deixa de ser vocacional e passa a ser contratual e salarial.
( ) Na idade do oficio surgem e tornam-se obrigatórias as escolas normais onde a formação passa ser exigida e se realiza com um enfoque teórico e pessoal.
( ) A idade da profissionalização visa definir quais os conhecimentos que sustentam o ato de ensinar e promover os que são úteis para a prática educativa.
( ) Na idade da profissionalização o conhecimento dos professores é a soma dos saberes e competências do senso comum que os habilitam a exercer sua função.
Alternativas:
a)
VVFVF.
b)
VFFVV.
c)
VFVFV.
d)
FFVVF.
e)
FVFVF.
2)
A formação do professor precisa ser teórico-prática pois é necessário que o futuro docente possa vivenciar ainda na graduação situações que certamente vai encontrar no seu ambiente de trabalho. Somente a partir da reflexão e vivência do cotidiano escolar é que o professor poderá consolidar uma formação que possa responder às necessidade educacionais do mundo atual.
Algumas premissas são fundamentais para que esta formação aconteça. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que contenha apenas afirmativas verdadeiras sobre as premissas básicas para a formação do professor voltada para a prática educativa.
I. As políticas públicas de educação precisam efetivar formação inicial e continuada dos docentes fundamentando-se nas experiências e práticas vivenciadas pelos contextos escolares.
II. É preciso proporcionar aos professores oportunidades de formação continuada e promover seu desenvolvimento profissional.
III. O exercício adequado da docência depende de uma formação profissional com conhecimentos gerais.
IV. Uma formação adequada capacita o professor para uma contínua repetição de sua prática como referência da teoria.
V. Na formação docente de qualidade a teoria serve de embasamento para uma constante estruturação e reestruturação da prática pedagógica.
Alternativas:
a)
I, II e IV.
b)
II, III e IV.
c)
II, IV e V.
d)
I, II e V.
e)
I, II e III.
3)
No documento Referenciais para a formação de professores (2002) o Ministério da Educação apresenta caminhos para a formação inicial e continuada dos professores que contribuem para direcionar a carreira docente para um nível cada vez mais profissional e que atenda as necessidades educacionais da sociedade brasileira.
Uma proposta de formação continuada capaz de atender estas necessidades conforme este documento tem as seguintes características:
I. Desconsidera a experiência e o conhecimento acumulados pelo professor.
II. Inclui várias dimensões do exercício profissional como contexto institucional, condições de trabalho, recursos disponíveis etc.
III. Envolve todos os profissionais da educação ligados ao processo educativo como coordenadores, diretores, auxiliares etc
IV. É pontual focando o tema em que o professor está deficitário.
V. Estimula e compartilha os aspectos positivos da prática pedagógica do professor.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, II e V.
b)
II, III e V.
c)
I, II e IV.
d)
II, III e IV.
e)
III, IV e V.
4)
As abordagens mutli, inter, e transdisciplinares do ensino propõe a revisão das relações atuais entre as disciplinas curriculares com o foco maior no conteúdo e/ou tema estudado.
Correlacione os graus de relações disciplinares, apresentados na coluna da esquerda, com as suas respectivas características, listadas na coluna da direita:
1. Multidisciplinaridade
2. Interdisciplinaridade
3. Transdisciplinaridade
I. É o grau máximo de integração das disciplinas em que os limites de cada uma são derrubados.
II. É a interação entre duas ou mais disciplinas que integra os conceitos dos objeto de estudo.
III. É a apresentação dos conceitos por disciplina de forma independente para auxiliar no estudo de um tema.
A sequencia correta é:
Alternativas:
a)
2-I, 3-II, 1-III.
b)
3-I, 1-II, 2-III.
c)
1-I, 3-II, 2-III.
d)
1-III, 2-II, 3-I.
e)
2-I, 1-II, 3-III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- VVFVF.
2- I, II e V.
3- II, III e V.
4- 1-III, 2-II, 3-I.
Explicação:
1- C, 2- D, 3- B e 4- A
1- a) VVFVF.
Durante a idade da vocação, a fé professada pelo professor definia a profissão docente. Na idade do ofício, a relação das professoras com o trabalho passou a ser contratual e salarial. E na idade da profissionalização, o objetivo era a definição dos conhecimentos.
2- d) I, II e V.
É necessária uma efetivação das políticas públicas para a formação continuada e inicial dos docentes. Além da promoção de oportunidades de aperfeiçoamento aos professores. Para embasar a constante reestruturação pedagógica.
3- b) II, III e V.
São características da proposta de formação continuada, a inclusão de dimensões do exercício profissional que envolva todos os profissionais da educação e o estímulo e compartilhamento dos aspectos positivos dessa prática.
4- d) 1-III, 2-II, 3-I.
A multidisciplinaridade é a apresentação de conceitos por disciplina independentemente. A interdisciplinaridade compreende a interação entre duas ou mais disciplinas presentes no objeto de estudo. E a transdisciplinaridade é o máximo grau de interação entre as disciplinas.
Bons estudos!