Adg3 - História do Brasil República II
Informações Adicionais
Período: 06/09/2021 00:00 à 27/11/2021 23:59Situação:Ir para atividade
1)
As experiências negativas são um instrumento útil à redefinição de valores. Trata-se, sim, de empreender a tarefa, individual e coletiva, de resgatar a memória e de revelá-la, tal e como ela é, a fim de não se repetirem os mesmos erros anteriores. E isto cabe à sociedade como um todo, a cada um de seus membros, e, sobretudo, aos educadores em seus respectivos espaços de atuação. Essa é a contribuição essencial para a geração atual e o legado que se pode e se deve deixar às futuras gerações. É no contexto dessas afirmativas que se insere a importância de reavivar a memória histórica relativa à ditadura militar, que vigorou no Brasil durante 21 anos.
BARBOSA, Marco Antônio Rodrigues. Memória, verdade e educação em direitos humanos. Godoy Silveira et al: Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos, 2007.
Leia as afirmações sobre o regime militar e julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) O regime militar é uma experiência do passado, que está associado às violações aos direitos humanos e ao uso da violência pelo Estado.
( ) O período do regime militar é ainda hoje um dos momentos mais traumáticos da história recente brasileira.
( ) A memória da regime militar é recuperada, reivindicada e ressignificada na esfera pública por diferentes atores sociais que buscam impor a sua versão desse passado.
( ) Ocorre a reivindicação ao direito à informação sobre o ocorrido durante o regime militar com os mortos e desaparecidos pela repressão e a reparação das vítimas e dos seus familiares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
a)
V – V – F – F.
b)
F – F – V – F.
c)
V – V – V – V.
d)
F – F – F – V.
e)
F – V – F – V.
2)
[...] “ditabranda”, neologismo que qualificou o regime militar vigente no Brasil entre os anos de 1964 a 1985 como “brando”, se comparado a outros regimes militares da América Latina. [...]. O caso “ditabranda” deve, portanto, ser visto aqui como um importante objeto de estudo para entendermos a questão da memória como ferramenta de construção de nossa identidade social.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Em 17 de fevereiro de 2009, o jornal O Estado de São Paulo publicou um editorial no qual afirmou que, entre 1964 e 1985, houve no Brasil uma chamada “ditabranda”.
II. As reações negativas a esse editorial que chamou a ditadura militar de branda fizeram com que logo depois, o jornal publicasse uma declaração do proprietário e diretor de redação, reconhecendo que o uso da expressão tinha sido um erro.
III. O jornal justificou a qualificação da ditadura brasileira de branda afirmando que houve a permanência da democracia e a não utilização da violência como ocorreram em que outras ditaduras.
IV. Uma ditadura ter tido um menor número de mortos e desaparecidos a tornaria menos violenta ou menos repressiva que outra. Foi nesse argumento que a Folha de São Paulo se baseou para afirmar que tínhamos vivido uma “ditabranda”.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, II e III, apenas.
b)
II, III e IV, apenas.
c)
I e III, apenas.
d)
II e IV, apenas.
e)
III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta: 1 - VVVV portanto letra C
2 - III e IV são verdadeiras portanto letra D
Explicação:
Respondido por
2
Adg3 - História do Brasil República II
1- c
2-d
3-a
4-d
tudo certo
Perguntas interessantes