Pedagogia, perguntado por dayanenrsts, 5 meses atrás

ADG2 CAMPOS DE EXPERIENCIA E PRATICAS EDUCATIVAS
1) Pesquisadores como Vigotsky (2007) e Piaget (2013) destacam a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, pois através das brincadeiras e jogos são desenvolvidos conceitos sociais, formação de valores, a socialização e a comunicação.

Considerando o contexto apresentado, acerca do desenvolvimento infantil e sua relação com o brincar e analise as seguintes afirmativas:



I - Para Vigotsky (2007) a importância do brincar reside em sua contribuição em mudar a relação da criança com o objeto, despertando-lhe a imaginação e a criatividade.



II - Através das brincadeiras e jogos não se desenvolvem conceitos sociais, formação de valores, a socialização e a comunicação.



III - O brincar diz respeito à ação lúdica, seja brincadeira ou jogo, podendo envolver o uso de brinquedos ou outros materiais ou não.



IV - O brincar favorece o desenvolvimento social, cognitivo e emocional da criança, pois envolve aspectos como a afetividade, motricidade, linguagem, percepção, representação, memória e outras funções cognitivas.



Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirmar em:

Alternativas:

a)
I, III e IV apenas.

b)
II, III e IV apenas.

c)
I, II e III apenas.

d)
I e II apenas.

e)
II e IV apenas.

2)
Kishimoto (2011) retoma o papel do brincar e afirma que todo jogo infantil é educativo, inclusive o jogo livre, pois todos desempenham um papel importante no desenvolvimento da criança. Essa pesquisadora ainda pontua que as brincadeiras podem proporcionar diferentes interações e forma de se relacionar com os objetos e os espaços, podendo ser classificadas como brincadeiras tradicionais, brincadeira educativa ou jogo de regras, brincadeiras de faz-de-conta e jogos de construção.

Tendo como referência os diferentes tipos de brincadeiras, conforme classificação de Kishimoto (2011), julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

(...) O jogo educativo é visto como um recurso que ensina e promove o desenvolvimento de forma prazerosa.

(...) As brincadeiras tradicionais são práticas históricas que envolvem contação de história, brincadeiras corporais como pular corda, pular elástico, amarelinha, jogar pedrinhas, trava-línguas, por exemplo.

(...) As brincadeiras de faz-de-conta levam a criança a exercitar sua capacidade de representação e imaginação, o que pode ser prejudicial, pois pode ocasionar dupla personalidade.

(...) As brincadeiras de construção são experiências sensoriais que enriquecem e estimulam a criatividade e auxiliam no desenvolvimento das habilidades infantis.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas:

a)
V – V – F – F.

b)
F – V – V – V.

c)
V – V – F – V.

d)
V – F – V – V.

e)
V – V – V – F.

3)
O brincar é um dos eixos norteadores da Educação Infantil, previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) e retomada pela BNCC (BRASIL, 2017), destacando que se trata da principal atividade das crianças em creches e pré-escolas.

Considerando a importância do brincar enquanto um eixo norteador do trabalho na Educação Infantil, como pontua a BNCC - Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e as nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), analise as seguintes afirmativas a seguir e indique qual alternativa apresenta a afirmação correta.

Alternativas:

a)
O brincar no interior das Instituições de Educação Infantil, com intencionalidade pedagógica significa didatizar essa vivência infantil.

b)
As brincadeiras são os eixos norteadores do processo de alfabetização, sendo imprescindível na Educação Infantil, pois como prevê as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), toda criança deve ler e escreve na idade certa, até os 5 anos e 11 meses.

c)
Através do brincar a criança vivencia uma diversidade de experiências que lhe garante aprendizagens diversas.

d)
É por meio do brincar que as crianças se relacionam com o mundo a sua volta, interagindo com a cultura que a rodeia através das relações que estabelecem, pois, a interação familiar é muito carente de experiências, o que limita a aprendizagem infantil.

e)
Pelo brincar as crianças expressem a própria criatividade e as suas próprias capacidades de exploração, portanto, não é preciso intencionalidade educativa na educação infantil, pois as crianças aprendem sozinhas.


leticiasaojuliao: 1 A
leticiasaojuliao: 1 A -2 C- 3C- 4 B
patitrica1974: obg
karinafernando2215: Obrigada
dedemuuoztpqt: A.C.C.B Obrigado tudo certo
julianadcarvalho: Tudo certo!

Soluções para a tarefa

Respondido por maiarapicolo
76

Resposta:

1 - A

2 - C

3 - C

4 - B

CORRIGIDO PELO AVA

Explicação:


Estudiosa1469: Correto, obrigada
belricardoovx493: Perfeito!!
dannivieira: todas corretas obrigada corrigidas 05/05/22
kemilynucci844: obrigadda
sandramoraess: todas corretas... obrigado 14/05/22
deiasilva2019: obrigada pela ajuda 20/05/22
Respondido por Leticia140778
9

O brincar e o uso da ludicidade nos planos de aula englobam os planos de aula das primeiras etapas da educação, sendo essenciais para que a aprendizagem possa ocorrer. Conforme as questões apresentadas é possível configurar as alternativas corretas na seguinte ordem: A - C - C.

Os benefícios do brincar

O brincar é um ótimo exercício de aprendizagem, pois abarcar o desenvolvimento em diversas esferas, como:

  • a linguagem;
  • a capacidade cognitiva;
  • a capacidade emocional;
  • habilidade social;
  • habilidade motora.

Através do brincar as crianças se comunicam, trocam informações, formulam novas ideias. Além disso, motivam a cognição, a memória e trabalham com as funções executivas, sendo as mesmas essenciais para o desenvolvimento humano.

Como planejar utilizando o brincar como metodologia?

Há diferentes formas de englobar o brincar na sala de aula das séries iniciais, pois existe na atualidade inúmeras metodologias que favorecem esse recurso. Entre elas é possível destacar:

  • uso de jogos de memória;
  • jogos de adivinhação;
  • circuito;
  • brinquedos de encaixe;
  • seleção de brinquedos segundo as características;
  • música;
  • atividades gestuais;
  • competições entre grupos;
  • teatro.

As brincadeiras livres são ótimos recursos para que o professor possa vislumbrar o modo como a criança se relaciona e até mesmo as percepções que ela possui sobre diferentes assuntos.

Quer saber mais sobre as potencialidades do brincar na educação?

https://brainly.com.br/tarefa/21153306

https://brainly.com.br/tarefa/34064537

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes