Pedagogia, perguntado por analuisaoliveirapsic, 5 meses atrás

Adg1 - História da Educação
1)
No início do período feudal, na Europa cristã uma nova dinâmica filosófica e teológica se impunha. Ainda que os católicos rejeitassem aquilo que consideravam como paganismo e heresia, não se constrói o novo do nada. A patrística foi uma adaptação de elementos antigos com as novas doutrinas cristãs, assim como a Igreja Católica buscou se organizar à imagem e semelhança do Império Romano. É dessa forma que a educação medieval buscará seus caminhos diante da ruína da cultura clássica.

Nesse sentido, no início desse período o ensino clássico foi substituído pela:

Alternativas:

a)
Escola tradicional.

b)
Escola Nova.

c)
Escola Libertária.

d)
Escola cristã.

Alternativa assinalada
e)
Escola Técnica.

2)
A produção intelectual romana não foi tão potente como a dos gregos, mas isso não impediu que buscassem a construção de uma sociedade com base, em vários aspectos, na sociedade grega. Os romanos herdaram aspectos religiosos e culturais dos gregos, latinizando vários termos. A Humanitas é um exemplo, termo que designa a ideia de cultura universal do romano, como a Paideia era para os gregos. Pode ser classificada como uma espécie de Paideia Romana.


A educação romana durante o Império apresentava as seguintes características corretamente indicadas na alternativa:

Alternativas:

a)
Educação familiar, baseada nos ensinamentos do patriarca, chefe da Humanitas.

b)
Educação libertária, com plena liberdade de educação entre os variados setores sociais.

c)
Fusão da cultura grega e latina, crescente intervenção do Estado nos assuntos educacionais para a formação de funcionários estatais, a constituição do direito romano.

Alternativa assinalada
d)
Educação jesuítica e tradicional, chamada de Humanitas..

e)
Educação escolástica, influenciada por Tomás de Aquino.

3)
Críticos humanistas do feudalismo afirmam que houve um grande empobrecimento cultural na Idade Média, período de dominação cristã sobre a Europa. Por exemplo, no Concílio de Cartago (400 d.C.), a Igreja proíbe os bispos de fazerem a leitura dos clássicos greco-romanos da Antiguidade. O analfabetismo era generalizado, inclusive entre os próprios religiosos. Na Europa cristã uma nova dinâmica filosófica e teológica se impunha e seus reflexos atingiram completamente a educação.


Assinale a alternativa CORRETA que indica por qual outro ensino, o ensino clássico da Antiguidade foi substituído no período medieval.

Alternativas:

a)
Escola Nova, baseada nas ideias de John Dewey.

b)
Escola Unitária do Trabalho, baseada nas ideias de Antônio Gramsci.

c)
Escola libertária, baseada nas ideias anarquistas.

d)
Escola cristã, baseada na filosofia patrística e com uma rígida disciplina.

Alternativa assinalada
e)
Escola Popular, baseada nas ideias de Paulo Freire.

4)
As diretrizes curriculares que indicam o que deve fazer parte de um curso de Pedagogia refletem o pensamento pedagógico de seu tempo e estão condicionadas pelos movimentos educacionais, pela cultura, pela economia, pela política, que são frutos dos processos históricos que foram sendo determinados pelos homens, a partir de suas escolhas e das condições que tinham para viver em cada tempo.



Existem várias formas de se oferecer e se estudar numa disciplina de História da Educação hoje, mas todas elas vão considerar os ____________________________ como primordiais para a compreensão da _________________ em sua__________________ , oferecendo um conjunto de informações __________________ que ajudem a refletir sobre os _____________________________ mais complexos

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência de expressões que completam o parágrafo anterior:

Alternativas:

a)
conhecimento filosóficos – aprendizagem – maturidade – filosóficas – problemas filosóficos

b)
conhecimentos históricos – educação – complexidade – históricas - problemas educacionais

Alternativa assinalada
c)
conhecimentos sociológicos – aprendizagem – diversidade – sociológicas – problemas sociológicos

d)
conhecimentos culturais – educação – maturidade – culturais – problemas sociais

e)
conhecimento antropológicos – educação – complexidade – antropológicas – problemas educacionais

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
2

A história da educação busca acompanhar e compreender as tendências pedagógicas e práticas de ensino ao longo do processo histórico da humanidade

A História da Educação

1. Na escola no período feudal, o ensino clássico foi substituído pela: d) Escola cristã.

Os mil anos atribuídos a Idade Média ficaram marcados pela hegemonia da Igreja Católica, detentora do conhecimento. É a igreja que reivindica o conhecimento clássico sob a vista do cristianismo, unindo a razão e fé. É a Igreja deste período que mantem escolas e abre universidades.

2. A educação romana durante o Império apresentava as seguintes características: c) Fusão da cultura grega e latina, crescente intervenção do Estado nos assuntos educacionais para a formação de funcionários estatais, a constituição do direito romano.

A educação romana no período do Império era praticamente gratuita e para homens e mulheres. Muito do conhecimento e didática grega foi incorporado ao ensino, entretanto se dirigia mais ao ensino do discurso, da lei e da compostura.

3. No período medieval, o ensino clássico da Antiguidade foi substituído por: d) Escola cristã, baseada na filosofia patrística e com uma rígida disciplina.

Sob a tutela da Igreja, clássicos gregos foram proibidos de serem lidos, entretanto, padres como Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e outros, expunham profundas reflexões sobre a sustentação racional da fé.

4. A sequência de expressões que completam o parágrafo: b) conhecimentos históricos, educação, complexidade, históricas, problemas educacionais

Existem várias formas de se oferecer e se estudar numa disciplina de História da Educação hoje, mas todas elas vão considerar os conhecimentos históricos como primordiais para a compreensão da educação em sua complexidade, oferecendo um conjunto de informações históricas que ajudem a refletir sobre os problemas educacionais mais complexos.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre a História de Educação em: brainly.com.br/tarefa/13265859

Anexos:
Perguntas interessantes