Adg1 CORPO E MOVIMENTO ALGUEM SABE?
Compreender os processos de corporificação e as corporalidades que se constituem a partir destes significa estudar a relação imbricada entre pessoa, corpo e mundo sócio-histórico-cultural (Merleau-Ponty, 2005). É uma perspectiva de estudo do social que parte de uma ontologia na qual a pessoa não é apenas uma mente, uma razão, uma subjetividade, pois ela (a pessoa) é o próprio corpo, um corpo pessoa (Flores-Pereira, 2010) que vive primeiramente em um mundo da prática e não da abstração (Csordas, 1990).
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Para conhecermos esse mundo da prática, torna-se prioritária uma compreensão integrada da relação pessoa (pessoa corpo) e mundo, que se refere àquela que se estabelece antes do processo de racionalização e de organização da vida social, a partir de dicotomias (sujeito e objeto, corpo e mente, natureza e cultura).
PORQUE
II. É preciso compreender a relação imediata que as pessoas constituem com o mundo, gerando uma forma de conhecimento diferenciada daquela que busca compreender os processos de racionalização, abstração, simbolização das pessoas em relação à vida em sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
2)
Paulo dedica o tempo para a produção de luminárias e outros objetos na oficina de marcenaria que mantém na garagem de casa. “Fico de três a quatro horas lá, mas não quero ficar escravizado. Faço pelo prazer”, diz. Foram 43 anos dedicados à dança como bailarino e coreógrafo. Em sua trajetória, estão o Balé Guaíra, de Curitiba, Primeiro Ato e o Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), da Fundação Clóvis Salgado, onde ficou por 23 anos até 13 de novembro do ano passado. A vocação para o movimento vem desde a juventude, quando a capoeira foi a porta de entrada para a dança. Tantos anos dedicados à construção de uma linguagem corporal fazem dele um bailarino apaixonado por marcenaria. “Não tem como desprezar isso. Foram 43 anos fazendo a mesma coisa. Meu corpo não é corpo de marceneiro. É um corpo que foi trabalhado. É um corpo de bailarino na marcenaria”, afirma.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O corpo de Paulo é um corpo de bailarino.
PORQUE
II. Paulo é apaixonado por marcenaria.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Prática escolar, corpo e movimento.
Soluções para a tarefa
Resposta: A
Explicação: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
Corrigido pelo AVA
O corpo está integrado ao mondo, o tempo inteiro nos interagimos, percebemos e reagimos ao mundo, e isso afeta todo o processo de racionalização e de socialização (I e II são verdadeiras, mas não se justificam).
A relação entre as pessoas que constituem o mundo acabam por produzir conhecimentos diversos que podem ser ensinados, trocados e associados para facilitar em todo o processo de abstração sobre a forma de se viver em sociedade.
A sociedade é muito complexa pois existem diversos fatores que influenciam a forma das pessoas se comportarem de serem e de pensarem.
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