Ademais, outro ponto bastante crucial é o fato de que as religiões afro-brasileiras se desenvolveram em diversas partes do país, por isso, acabaram adotando diferentes rituais e assumem múltiplas versões a partir de uma raiz comum. A umbanda e o candomblé, por exemplo, são as duas religiões de matriz africana de maior expressão no país, sendo a primeira conhecida por ser uma religião brasileira por excelência. Resultado da mistura cultural de tradições religiosas africanas e expressões populares do catolicismo, kardecismo e simbologias indígenas, a umbanda é uma forte expressão do sincretismo religioso brasileiro.
SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate.
Analise as asserções abaixo:
I. A umbanda aceitou e incorporou contribuições de outras religiões.
PORQUE
II. Foi persuadida a fazê-lo uma vez que representava exceção a regra, que era o cristianismo.
É correto afirmar que:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Alternativa I, sendo que é verdadeiro apontar que a umbanda aceitou e incorporou contribuições de outras religiões, agregando vários elementos que a enriqueceram também no âmbito cultural.
Porém percebe-se que o real motivo de a umbanda ter incorporado elementos de outras religiões é que ela foi persuadida, visto que o cristianismo era a religião predominante do país.
Abraços!
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Feedback da resposta:
A mistura de religiões não ocorre de forma homogênea. A umbanda, por ser mais aberta a incorporar contribuições de outras religiões e por precisar se firmar por ser exceção a regra (catolicismo), tornou-se forte expressão do sincretismo religioso brasileiro.
Resposta Selecionada:
Incorreta A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Resposta Correta:
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Feedback da resposta: Resposta Incorreta. A mistura de religiões não ocorre de forma homogênea. O sincretismo religioso não é via de mão dupla. Religiões não dominantes são persuadidas a uma abertura maior, já as dominantes não.
A Umbanda é uma religião tipicamente brasileira, pois une elementos do cristianismo com as religiões espíritas (Alternativa I).
A religião Umbanda
A religião Umbanda surgiu no século XX pelo povo africano vindo ao Brasil. Como a cultura africana se configura por ser mediada por entidades e antepassados, tornou-se uma expressão religiosa com traços do povo afrodescendente.
Ela une o catolicismo e a veneração aos santos com traços das religiões espíritas, como o Kardecismo. Por isso, ela possui uma forte expressão do sincretismo religioso brasileiro.
Embora sofra intolerância religiosa, é uma religião que faz parte da cultura nacional e traz em si raízes desse sincretismo.
Saiba mais sobre a Umbanda em: https://brainly.com.br/tarefa/30805656
#SPJ3