(Adaptado Enade, 2017) No sistema Alto Rio Paraná predominam espécies de peixes de pequeno porte, que habitam restritamente riachos e cabeceiras. Entre as espécies do local, cerca de 25% não são nativas. As principais causas dessa ocorrência são a construção de barragens/reservatórios, que permite a dispersão de muitas espécies alóctones, e o escape de várias espécies exóticas de pisciculturas, tal como Coptodon rendalli (tilápia). Essas espécies introduzidas podem eventualmente, apresentar dominância, o que resulta em um decréscimo no número de espécies nativas, como bagrinhos, cascudos e lambaris. Desse modo, pode-se dizer que as espécies alóctones são responsáveis pelo desequilíbrio desse ecossistema aquático e da biota do entorno.
LANGEANI, F. et al. Diversidade da ictiofauna do Alto Rio Paraná: composição atual e perspectivas futuras. Biota Neotropica, v. 7, n. 3, p. 181-197, 2007. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2019. (adaptado).
A figura a seguir ilustra a interação ecológica de uma espécie nativa de lambari de riacho e outras espécies de comunidades adjacentes. Nela, as setas indicam efeitos diretos entre populações de algumas espécies.
Considerando as interações ecológicas apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Com a chegada da tilápia no ambiente da figura acima, o sucesso reprodutivo da planta frutífera poderia ser afetado negativamente.
II. Com a chegada da tilápia no ambiente da figura acima, haveria a proliferação da planta frutífera.
III. A chegada da tilápia no ambiente da figura acima, poderia contribuir positivamente com a abundância de libélulas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
II e III apenas
Explicação:
Com a chegada da tilápia o sucesso da planta frutífera seria afetado POSITIVAMENTE, por menor quantidade de libélulas, permitindo uma boa quantidade de abelhas para a polinização.
Opaleiro1985:
Discordo,
Respondido por
6
Resposta:
I e III, apenas
Explicação:
Com a chegada da tilápia, a população de lambaris seria dizimada, a libélula não teria um predador direto, oque a faria ter dominância sobre a população de abelhas e por fim a planta sofreria sem ninguém para a polinizar
Perguntas interessantes