Adaptado de UFSM - 2013
“Para os filósofos ditos ‘contratualistas’, a origem da sociedade e do Estado se baseia num contrato firmado entre os homens. Em decorrência, descarta-se a hipótese de que o homem é um ser social por natureza e aproxima-se do fato de que a vida em sociedade aparece como uma decorrência do desejo humano de autopreservação, algo, portanto, artificial” [...].
OLIVEIRA, F.; BORGES, T. Unidos venceremos: mas acabaremos com o medo? Ciência e Vida – Filosofia, São Paulo: Lafonte Editora, n. 89, 2013. p. 22.
Considerando as informações anteriores e sobre a teoria contratualista de Thomas Hobbes, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Thomas Hobbes acreditava que o homem era naturalmente “mau”, bárbaro e egoísta, por isso, dizia que o “homem era o lobo do homem”.
Porque
II. Em seu estado de natureza, o ser humano estaria sempre disposto a sacrificar o bem-estar do próximo em nome de suas vontades, agindo como predador de sua própria espécie, podendo ser cruel, vingativo e mal quando lhe fosse conveniente em seu estado de natureza. Por isso, foi necessário o estabelecimento de um contrato social, em que todos se submeteriam a um Estado maior que garantiria a salvaguarda dos direitos básicos, como a vida.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa 1
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Thomas Hobbes acreditava que o homem era naturalmente “mau”, bárbaro e egoísta. Em seu estado de natureza, o ser humano estaria sempre disposto a sacrificar o bem-estar do próximo em nome de suas vontades. Daí surgiria o incentivo para o estabelecimento de um contrato social, em que todos se submeteriam a um Estado maior que garantiria a salvaguarda dos direitos básicos, como a vida.
Explicação:
O contratualismo de Hobbes
Uma vez que todos os homens são autointeressados e que nossos desejos frequentemente se opõem, pode-se dizer que “o homem é o lobo do homem” e que o estado de natureza seria uma permanente “guerra de todos contra todos”. Hobbes afirmava que, quando nasceu, sua mãe pariu gêmeos, ele e o medo.
O contratualismo é uma teoria filosófica e política que está relacionada a uma espécie de pacto entre as pessoas. A partir dessa teoria surgiu o nome contrato social. Dessa forma, o contrato social estabelece leis, moral, costumes e um conjunto de instituições para que a convivência em sociedade seja mais harmônica.
Resposta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação: