(Adaptado de SOUSA; ALMEIDA, 2015) Uma organização analisada dispõe de uma área voltada especificamente para a cadeia de suprimentos bastante complexa, pois 80% das matérias primas utilizadas na produção são importadas. O tempo de importação pode levar de 30 a 60 dias para chegar na empresa e ficar disponível para a produção. Como o ponto de início deste processo é o plano de vendas, se a área comercial fizer um plano inadequado vai prejudicar todo o resto da cadeia.
A previsão de demanda é baseada nas vendas e chamada de PV (previsão de vendas). Segundo o gerente de compras e o supervisor de logística é neste processo de previsão de vendas que começa o relacionamento com último elo da cadeia, que é o consumidor. Esta previsão não depende apenas da área comercial, mas também do PCP, Logística e TecnoIogia da Informação.
Para que se obtenha um bom resultado da previsão, o que é necessário? Porque é necessário?
Soluções para a tarefa
Para a empresa obter os resultados esperados na integração da cadeia e, por consequência, um bom desempenho da mesma, é necessário que disponha dos recursos necessários, tais como, equipamentos e ferramentas adequados, pessoal qualificado. Contudo, é fundamental, que além destes recursos, os colaboradores conheçam a cadeia como um todo, a fim de que estes desempenhem suas atividades com maior produtividade e maior comprometimento possível. Para possibilitar que os colaboradores tenham acesso as informações é preciso desenvolver um sistema de comunicação eficiente. Logo, os sistemas de informações possibilitam uma diferenciação para a organização, pois, por meio deles é possível tomar decisões mais acertadas, diminuindo os gargalos e, por conseguinte, realizar as atividades com maior agilidade, obtendo um melhor desempenho. “Então os sistemas nos propicia a possibilidade da gente ter esses controles de forma mais efetiva para que a gente possa ter a garantia de que vamos ter a melhor margem necessária para poder alavancar o resultado organizacional”.