(adaptado de idecan 2016) em 23 de junho de 2016 os cidadãos do reino unido votaram sobre a permanencia ou a saida do pais da uniao europeia . na madrugada do dia seguinte o brexit foi confirmado .isso se tornou algo inédito na União europeia que até agora falava de um maior alargamento. várias podem ser as reações internacionais e nacionais desse processo.
Dentre as principais consequencias do brexit está em discussão o futuro da fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte. esse impasse difícil de ser resolvido se deve ao fato de que
Soluções para a tarefa
Eis o resto da questão:
a) A extensão da fronteira a ser construída entre as duas Irlandas é muito grande, o que implicaria grandes gastos para a construção de um muro e
sistemas de vigilância para controle dela. Seria necessário ampliar a fronteira para além das terras emersas, colocando também obstáculos no mar que cerca a ilha.
b) A separação política entre a Inglaterra, o Reino Unido, a Escócia e a Irlanda, devido à discordância dessas nações com o Brexit, levaria ao endurecimento da política de imigração inglesa, mas haveria riscos de se ressuscitar o espírito separatista dos católicos da Irlanda do Norte.
c) O conflito entre Inglaterra e Alemanha, gerado pela disputa dessas duas nações pela hegemonia entre os países membros da União Europeia, criaria novas regras de imigração para as duas Irlandas trazendo consequências negativas para o comércio internacional.
d) Nos últimos 20 anos de paz entre as duas Irlandas, a fronteira foi completamente esquecida pelas pessoas e pelas Empresas. Cidades cresceram ultrapassando a antiga fronteira, propriedades foram unificadas por meio da linha divisória, a indústria, a agricultura e o comércio prosperaram e 30 mil pessoas cruzam hoje a linha fronteiriça, sem o perceber, para trabalhar de um lado ou de outro.
e) A fronteira que seria criada traria de volta o uso da Libra Esterlina, moeda tradicional do Reino Unido, substituída pelo Euro no período em que a Inglaterra fazia parte da União Europeia. A volta da Libra impediria que os trabalhadores da Irlanda cruzassem a fronteira em direção a Irlanda do Norte para trabalhar, pois seus salários seriam muito desvalorizados.
A é falsa. Ao contrário do que é afirmado, as fronteiras entre as duas Irlandas são pequenas. O problema não é "execução" do plano, é que o plano despertaria animosidades sociais.
B é falsa. A eventual separação é entre a Grã-Bretanha e a Europa, e não entre os diversos membros da Grã-Bretanha.
C é falsa, posto que o "conflito" é anterior ao Brexit, e não é uma de suas consequências.
D é verdadeira, de modo que o Brexit pode afetar profundamente uma espécie de "acordo tácito" que permite o funcionamento da economia das duas Irlandas.
E é falsa. A Libra nunca foi abandonada pelos ingleses, não "voltando" com o Brexit.
D não é falsa, mas representa o contexto, e não o problema gerado pelo Brexit.