adaptado de Idecan 2016) em 23 de junho de 2016, os cidadãos do reino unido voltaram sobre a permanência ou a siada do pais da união européia. na madrugada do dia seguinte,o Brexit foi confirmado, isto se tornou algo inédito na União Européia, que até agorafalava de um maior alargamento. Varias podem ser as reações internacionais e nacionais desse processo disponível em 2016.
Soluções para a tarefa
Eis o resto da questão:
Dentre as principais consequências de Brexit, está em discussão o futuro da fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte.
Este impasse, difícil de ser resolvido se deve ao fato de que:
a) a extensão da fronteira a ser construída entre as duas Irlandas, é muito grande,o que implicaria grandes gastos para a construção de um muro e sistemas de vigilância para o controle dela. Seria necessário ampliar a fronteira para além das terras emersas, colocando também obstáculos no mar que cerca a ilha.
b) a separação política entre a Inglaterra, o Reino Unido, a Escócia e Irlanda, devido a discordância dessas Nações com o brexit levaria o endurecimento da política de imigração inglesa mas haveria riscos de ressuscitar o espírito separatistas dos católicos da Irlanda do Norte.
c) o conflito entre a Inglaterra e Alemanha, gerado pela disputa dessas duas Nações pela hegemonia entre os países membros da União Europeia, cria novas regras de imigração para as duas irlandas trazendo consequências negativas para o comércio internacional.
d) nos últimos 20 anos de paz entre as duas irlandas, a fronteira foi completamente esquecida pelas pessoas e pelas empresas. Cidades cresceram ultrapassando antiga Fronteira, propriedades foram unificadas por meio da linha divisória, a indústria, agricultura e o comércio prosperaram e 30 mil pessoas que usaram hoje a linha fronteiriça, sem perceber, para trabalhar de um lado ou de outro.
e)a fronteira que seria criada traria de volta o uso da libra esterlina, moeda tradicional do Reino Unido, substituída pelo euro no período em que a Inglaterra fazia parte da União Europeia. A falta da libra impediria que os trabalhadores da Irlanda cruzassem a fronteira em direção a Irlanda do Norte para trabalhar, pois seu salário seria muito desvalorizados.
A é falsa. As fronteiras entre as duas Irlandas são pequenas. O problema não é "execução" do plano, é que o plano despertaria animosidades sociais.
B é verdadeira. Com o endurecimento das políticas de imigração a circulação de pessoas seria profundamente prejudicada e disputas locais poderiam ressurgir.
C é falsa, posto que o "conflito" é anterior ao Brexit, e não é uma de suas consequências.
D não é falsa, mas representa o contexto, e não o problema gerado pelo Brexit.
E é falsa. A Libra nunca foi abandonada pelos ingleses, não "voltando" com o Brexit.