(Adaptado de Enade, 2016) A autodepuração corresponde à capacidade de um rio assimilar dejetos, ou seja, refere-se à capacidade em relação ao tempo do corpo hídrico assimilar os nutrientes nele despejados. O estudo da autodepuração é fundamental na gestão hídrica, pois permite que se determinem a capacidade de assimilação de dejetos de um rio, a qualidade necessária para o lançamento de um efluente, bem como os níveis de tratamento e eficiência. Nesse entendimento, avalie a imagem a seguir, que apresenta um curso d'água e três zonas de autodepuração (zona 01, 02 e 03).
Adaptado de: VON SPERLING, M. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. Belo Horizonte: UFMG, 4. ed., 2014.
Considerando as informações anteriores, avalie as assertivas a seguir acerca das zonas de autodepuração.
I. Apesar do despejo de esgoto acontecer na zona "1", ela é a zona com menor impacto, devido ao fluxo do corpo hídrico.
II. Em relação aos índicies de matéria orgânica oriundos das ativdiades antrópicas, avaliando a imagem acima podemos classificá-los na seguinte ordem decrescente: 1> 2> 3.
III. Os níveis de oxigênio dissolvido voltam a aumentar e a se regularizar conforme a distância da região de despejo pontual aumenta.
IV. Na zona "1", os níveis de oxigênio dissolvido são baixos em função da ação de degradação dos microrganismos que se desenvolvem aceleradamente mediante ao acúmulo de matéria orgânica.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e III, apenas.
Alternativa 2:
I e IV, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Anexos:
haroldocristiane37:
Alternativa 5
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
A resposta correta é a alternativa 4: II, III e IV, apenas.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Contabilidade,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás