Saúde, perguntado por mailacrodrigues, 10 meses atrás

(Adaptado de Enade 2010) Um paciente com infarto agudo do miocárdio, também portador de DPOC, tabagista, foi internado em clínica médica com história de pneumonia, apresentando hipertermia (38º C), taquipneico e sinais de insuficiência respiratória. Considerando-se esse caso, avalie as sentenças a seguir:

I. A remoção de secreção das vias aéreas é importante, pois secreções retidas interferem com a troca gasosa.

II. A frequência cardíaca do paciente com pneumonia diminui devido à sobrecarga imposta pelo trabalho ventilatório e pela hipertermia.

III. A umidificação e a fluidificação da árvore brônquica ajudam a reter as secreções e aliviam a irritação traqueobrônquica.

IV. O paciente deve ter apresentado insuficiência respiratória do tipo mista, sofrendo de hipercapnia e hipoxemia, visto que pacientes com DPOC costumam ter insuficiência respiratória crônica porque desenvolvem tolerância ao quadro e pacientes com pneumonia são mais acometidos de insuficiência respiratória aguda, resultante da alteração da ventilação e perfusão.

V. O tratamento constitui-se em hidratação, antibioticoterapia, uso de broncodilatadores e corticoide, oxigenoterapia e, se necessário, intubação e ventilação mecânica para manter os níveis adequados de oxigênio e gás carbônico. O modo ventilatório a ser programado pelo médico depende das condições do paciente, como por exemplo, se ele está tendo episódios de apneia ou se consegue controlar sozinho a frequência respiratória.

Soluções para a tarefa

Respondido por marigiorgiani
13

As alternativas corretas são as afirmações I, III, IV e V.

A afirmativa II está errada porque como esse paciente sofreu um Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), o que acontece é um aumento da frequência cardíaca como forma de o sistema cardiovascular tentar compensar a deficiência vascular e a redução na entrega de nutrientes e gases aos tecidos.

Quanto ao conteúdo secretor das vias aéreas inferiores, é preciso que haja um cuidado para eliminar as secreções, que vão impactar a troca gasosa e causar irritação dos brônquios.

Devido à condição crônica (DPOC) associada à pneumonia (condição aguda), pode sim haver uma insuficiência respiratória mista com hipercapnia (aumento de CO2 com acidose respiratória) e hipoxemia (baixa de O2).

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/620506

Anexos:
Respondido por rafhadrigues
3

Resposta:

I, III, IV e V.

Explicação:

Perguntas interessantes