(Adaptada – ENADE) FERREIRO e TEBEROSKY (1999), em suas pesquisas colocam a escrita no lugar de objeto sociocultural do conhecimento e recoloca no centro dessa aprendizagem o sujeito ativo e inteligente descrito por Piaget. Identificaram que a criança busca a aprendizagem na medida em que constrói o raciocínio lógico. Esse processo de aprendizagem da leitura e da escrita é evolutivo e passa por níveis de conceitualização; esses níveis revelam a que hipóteses chegou a criança, não são estanques, eles revelam o desenvolvimento cognitivo que a criança adquiriu. A passagem de um nível a outro detona um conflito cognitivo próprio ao sujeito.
Observe a escrita, de palavras de um mesmo campo semântico, realizada por uma criança de 5 anos.
SAPTU -- (sapato)
VETDU -- (vestido)
PJAMA -- (pijama)
Diante do que você estudou, pautado nas pesquisas de Ferreiro e Teberosky, é correto afirmar que a aluna encontra-se no nível de escrita:
Escolha uma:
a. Hipótese silábica-alfabética;
b. Hipótese pré-silábica;
c. Hipótese silábica;
d. Hipótese alfabética
Tentei fazer e acertei: a. Hipótese silábica-alfabética;
Soluções para a tarefa
Respondido por
61
Fiz e acertei: a. Hipótese silábica-alfabética
marciamrlub:
letra A
Respondido por
4
A alternativa A está correta.
A leitura tem um papel muito interessante na promoção da construção do conhecimento, essa, que quando aliada ao letramento faz parte da experiência na sociedade.
Sabendo disso, é a partir da leitura e do conhecimento que a mente atua como um catalizador do que ouvimos, vemos e aprendemos, e, quando o indivíduo utiliza a atitude filosófica.
Além disso, ele pode tomar as próprias conclusões sobre essa relação, evidenciando seu pensamento que é passível de questionamento, ou seja, nenhuma certeza é a razão para todas as coisas, pois as linguagens e a mente se relacionam como um só.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás