Pedagogia, perguntado por Luafinger2461, 3 meses atrás

(ADAPTADA) Em seu texto "Educação após Auschwitz", o filósofo da Escola de Frankfurt Theodor Adorno (1903-1969) afirma: "Tudo isso tem a ver com um pretenso ideal que desempenha um papel relevante na educação tradicional em geral: a severidade. Esta pode até mesmo remeter a uma afirmativa de Nietzsche, por mais humilhante que seja e embora ela na verdade pensasse em outra coisa. Lembro que durante o processo sobre Auschwitz, em um de seus acessos, o terrível Boger [Wilheim Boger (1906-1977)] culminou num elogio à educação baseada na força e voltada à disciplina. Ela seria necessária para construir um tipo de homem que lhe parecia adequado. Essa ideia educacional da severidade, em que irrefletidamente muitos podem até acreditar, é totalmente equivocada". ADORNO, T. Educação após Auschwitz In Educação e Emancipação, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. - A partir deste texto, podemos afirmar que: I. Adorno estava de acordo com a educação tradicionalista, baseada na memorização, repetição, disciplina e, em seu aspecto físico, militar. Deste modo, o pensador é adepto das teorias pedagógicas e correntes tradicionalistas, valorizando o tecnicismo e o tecnocratismo positivista. II. A severidade, defendida por Adorno e outros pensadores de Frankfurt, são a solução para todos os males da indisciplina e da ausência de aprendizagem presente em todas as correntes tradicionalistas em Educação. III. A severidade é uma corrente ligada as pedagogias novas, críticas e alternativas, como aponta Theodor Adorno. IV. Parte significativa das correntes tradicionalistas em Educação, que sobrevivem em nossa era devido à ênfase no tecnocratismo e no tecnicismo, valorizam a severidade para a formação individual, a disciplina, em particular àquela voltada ao controle do grupo, e, a vaga ideia, irrefletida, presente em regimes autoritários, totalitários e seus bajuladores, de que a resistência a dor, a ausência da demonstração de sentimentos, dentre outros fatores, são elementos favoráveis a formação e escolarização dos sujeitos. Estão correta

Soluções para a tarefa

Respondido por gabipquintana
0

De acordo com o texto sobre a educação, podemos afirmar que somente a afirmativa IV está correta visto que as correntes tradicionalistas que ainda fazem parte dos tempos atuais possuem a ideia do controle dos grupos, além dos comportamentos de irrelevância, o que faz parte do regime autoritário, o que desfavoriza a boa escolarização dos estudantes. Sendo assim, a alternativa correta a A.

Sobre a gestão autocrática aplicada nas escolas

Devemos compreender que a autocracia tem como sentido o poder por si próprio. É uma maneira de governo na qual o poder está focado em um único governante. Quando aplicado na gestão escolar, este modelo surge como a união de preceitos ou regras, considerados legítimos, dos quais é necessário o comando do gestor sobre os demais dentro da escola. O ideal é que a gestão seja democrática, não autocrática.

A sua pergunta está incompleta, provavelmente as opções sejam:

  • A) apenas a IV.
  • B) II e IV.
  • C) III e IV.
  • D) I e II.
  • E) I e IV.

Aprenda sobre democracia em https://brainly.com.br/tarefa/49677763

#SPJ4

Perguntas interessantes