(ADAPTADA ECONRIO 2022) A síndrome de Goltz é uma doença genética rara, mais comum em indivíduos do sexo feminino e, na maioria das vezes, resulta no aborto dos fetos do sexo masculino. A herança é dominante e ligada ao cromossomo X. (Adaptado de Urbano LMF, Leal IIR, Costa IMC.An Bras Dermatol. 2011;86(2):391-440.) Admita uma família formada por um homem com a síndrome de Goltz e uma mulher que não apresenta a doença, com 5 filhos, 4 meninas e 1 menino, todos vivos. O número de filhos do casal que apresenta os sintomas da doença é de:
Soluções para a tarefa
O número de filhos com a doença é de: 4 meninas.
Para essa questão precisamos fazer o cruzamento dos genótipos do pai e da mãe para a síndrome de Goltz. Considerando o tipo de herança genética (ligada ao cromossomo X), o pai afetado pela síndrome, portanto com genótipo dominante XGY e o uma mãe que não apresenta a síndrome, portanto genótipo recessivo homozigoto XgXg, precisamento fazer o cruzamento XGY x XgXg em um quadro de punnett simples.
No resultado desse quadro de punnett observaremos 1 possibilidade de genótipo para todos nascidos do sexo feminino (XGXg) e 1 possibilidade de genótipo para todos os nascidos do sexo masculino (XgY). Logo, todas as filhas mulheres deste casal serão afetadas pela doença e todos os filhos homens não apresentarão a doença.
Para entender melhor como funcionam os quadros de Punnett, acesse aqui: https://brainly.com.br/tarefa/22479102