(Adaptada do ENEM) Apesar de não ter sido tão complexo quanto os governos modernos, o Império Romano também precisava pagar custos muito altos. Além de seus funcionários, da manutenção de estradas e da realização de obras, precisava manter um grande exército distribuído por toda a sua extensão. A cobrança de impostos é que permitia ao governo continuar funcionando e pagando seus gastos. (Carlos Augusto Ribeiro Machado. Roma e seu império. Editoria Vitória; Ed. Nova; p.109; 2004) Os gastos militares intensificaram-se a partir dos séculos III e IV, devido: A)ao esforço romano de expandir suas fronteiras para o Centro da África. às perseguições contra os cristãos que, bem sucedidas, permitiram o pleno retorno ao politeísmo. B)à necessidade de defesa diante de ataques simultâneos de bárbaros em várias partes da fronteira. C)aos anseios expansionistas, que levaram os romanos a buscar o controle armado e comercial do Mar Mediterrâneo. D)à guerra contra Cartago pelo ocntrole das terras ao norte da África e na Península Ibérica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta B
Como o imperio cresceu de maneira extrema e descomunal, e devido a pax romana( ou seja periódos de paz, onde o imperio não se expandiu mais) começou a faltar escravos, isso levou o imperio a uma crise economica.
Vale lembrar que tambem houve as invasões Bárbaras, que nesse periódo de PAX, os povos estavam passificos, mas com o tempo foram ficando mais agressivos.
Devido a isso, o Império fez gastos e investimento militares absurdos.
Explicação:
B) à necessidade de defesa diante de ataques simultâneos de bárbaros em várias partes da fronteira.
O processo expansionista romano foi muito bem sucedido, aumentando o Império de forma descomunal. Porém, com a pax romana (política de não invasão) houve a escassez de escravos, levando à crise econômica. Concomitante a isso, os povos germânicos penetravam cada vez mais no território, inicialmente de forma pacífica, posteriormente tornando-se mais agressivos. Isso fez com que os gastos militares aumentassem exponencialmente para a proteção das fronteiras territoriais contra as invasões bárbaras.
Fico feliz em ter te ajudado! :)