adam smith lança um novo modelo econômico – o liberalismo – que tinha como principais características a livre iniciativa. nesse caso, cada pessoa poderia investir seus recursos naquilo que melhor lhe conviesse, naquilo que poderia lhe auferir lucro. a livre iniciativa objetiva garantir o melhor emprego possível aos fatores de produção. segundo a contribuição e perspectiva apontada por smith, assinale a alternativa correta sobre o liberalismo:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Liberdade econômica
Explicação:
apontava a livre concorrência sem intervenção do Estado.
Sobre o tema Liberalismo, a alternativa correta é: B) Apontava para a liberdade econômica e exigia que o Estado permitisse o desenvolvimento livremente, através da concorrência e sem intervenção governamental.
Com base nas ideias de Adam Smith (1723-1790), principal nome do Liberalismo Econômico, o Estado não deveria interferir diretamente na economia de uma nação. Nessa perspectiva da realidade, ele considerava a pessoa livre para comprar e vender (livre e pura concorrência), sem a necessidade da mão do Estado (regulação estatal).
Ainda, vale destacar que a regulação do mercado seria feito com base nas demandas dos consumidores e ofertas (vendas de produtos e serviços) por parte das empresas.
Dessa forma, Adam Smith compartilhava a ideia de uma sociedade economicamente livre, ou seja, sem a interferência direta do Estado.
Segue o restante da pergunta:
(...)
A) O Estado forte se faz com a presença de uma mão de ferro que controle todo o fluxo das relações econômicas e que, assim, a propriedade privada estava segura e poderia prosperar.
B) Apontava para a liberdade econômica e exigia que o Estado permitisse o desenvolvimento livremente, através da concorrência e sem intervenção governamental.
C) Na perspectiva de Adam Smith, só é possível atuar no mercado da livre concorrência ou no mercado livre quem dispõe de autorização do Estado e aconselhamento do mesmo para gerir os próprios recursos, havendo então, uma necessidade de parceria público-privada.
D) Ao Estado cabe a garantia de intervir nas relações econômicas por intermédio das obrigações dos direitos fundamentais, do estabelecimento de regras de funcionamento do mercado e não tomar para si a responsabilidade por fomentar necessidades humanas como Educação, saúde e moradia.
E) Assegura que só é possível um Estado forte quando interfere diretamente e controla todos os mecanismos econômicos sem a participação da sociedade ou poder de decisão.
Aprenda mais sobre esse tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/1451942
Vá e vença!