Adam Smith (1723-1790) foi fundador da escola clássica. Em sua obra, A Riqueza das Nações, publicada em 1776, o pensador defendeu a divisão do trabalho como potencializadora do aumento da produção por três razões: Primeiro, cada trabalhador desenvolve uma habilidade maior ao realizar uma simples tarefa; segundo, economiza-se tempo; terceiro, uma vez simplificada as atividades, o maquinário pode aumentar a produção. Sobre a divisão do trabalho leia o seguinte excerto:
“Essa divisão do trabalho, da qual derivam tantas vantagens, não é, em sua origem, o efeito de uma sabedoria humana qualquer, que preveria e visaria esta riqueza geral à qual dá origem. Ela é a consequência necessária, embora muito lenta e gradual, de uma certa tendência ou propensão existente na natureza humana que não tem em vista essa utilidade extensa, ou seja: a propensão a intercambiar, permutar ou trocar uma coisa pela outra.”
SMITH, A. A Riqueza das Nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo: Nova Cultural, 1996, p. 73.
Sobre o conceito de divisão do trabalho, avalie as seguintes afirmativas:
I. Segundo Adam Smith, a divisão do trabalho surgiu de modo planejando e consistia na separação dos conceitos de trabalho e troca.
II. O aperfeiçoamento da produção e o desenvolvimento de uma melhor habilidade e técnica, podendo ser aplicado em qualquer lugar, são efeitos da divisão do trabalho.
III. A ampliação da produção, provocada pela divisão do trabalho, beneficia toda a civilização. Porém, para que isso ocorra, Smith defende que o Estado seja responsável por controlar a economia.
IV. O conceito de divisão do trabalho está inserido no contexto da Revolução Industrial e no aumento de sua produção. Portanto, podemos afirmar que Adam Smith se opunha as ideias defendidas pelos fisiocratas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
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Resposta:
Alternativa 2:
Explicação:
II e IV, apenas.
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