Acrobata da dor Gargalha, ri, num riso de tormenta, como um palhaço, que desengonçado, nervoso, ri, num riso absurdo, inflado de uma ironia e de uma dor violenta. Da gargalhada atroz, sanguinolenta, agita os guizos, e convulsionado salta, gavroche, salta clown, varado pelo estertor dessa agonia lenta … Pedem-se bis e um bis não se despreza! Vamos! retesa os músculos, retesa nessas macabras piruetas d’aço. . . E embora caias sobre o chão, fremente, afogado em teu sangue estuoso e quente, ri! Coração, tristíssimo palhaço. CRUZ E SOUZA, João da. Acrobata da dor. In: Obra completa. Rio de Janeiro: Editora Aguilar, 1961. Considerando as discussões sobre o movimento Simbolista do qual Cruz e Souza é o grande expoente bem como a leitura do poema “Acrobata da dor”, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas: I. “Acrobata da dor” é um poema estruturado em formato de balada, uma das formas preferidas de Cruz e Souza. II. O poema de Cruz e Souza apresenta rimas externas, quanto à posição nos versos, e emparelhadas, quanto à posição nas estrofes. III. A subjetividade do poema Acrobata da Dor consiste na abordagem do sofrimento vivido pelo palhaço em contraste com a figura da alegria que ele representa. IV. O poema apresenta figuras de linguagem como a aliteração a partir da repetição de consoantes como o “R”, o “D”, o “G”, dentre outras. As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente
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Resposta: Assinalei a alternativa 5, FVVF, mas não tenho certeza.
Explicação: No caso da opção 1, acredito estar errada, pois o poema é um soneto e não balada.
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