Acrobata da dor
Cruz e Sousa
Gargalha, ri, num riso de tormenta, Como um palhaço, que desengonçado, Nervoso, ri, num riso absurdo, inflado De uma ironia e de uma dor violenta.
Da gargalhada atroz, sanguinolenta, Agita os guizos, e convulsionado Salta, gavroche, salta clown, varado Pelo estertor dessa agonia lenta...
Pedem-te bis e um bis não se despreza! Vamos! retesa os músculos, retesa Nessas macabras piruetas d’aço...
E embora caias sobre o chão, fremente, Afogado em teu sangue estuoso e quente
Ri! Coração, tristíssimo palhaço.
4) Releia o poema e responda:
a) O que se pressupõe ser um acrobata da dor?
b) O que percebemos ao relacionarmos o “tristíssimo palhaço” à palavra “coração”?
5) Que relação o eu lírico revela travar com a dor ao dizer no último verso “Ri! Coração, tristíssimo palhaço”?
6)Observe as palavras escolhidas para a construção do poema.
a) Que palavras pertencem ao campo semântico de “circo” e de “acrobacia”?
b) O que essas palavras sugerem?
c) Essas palavras são acompanhadas por outras, que não combinam, ao menos diretamente, com a ideia de riso e felicidade esperada em um espetáculo circense. Retire essas palavras do poema.
d) O que as combinações de palavras como vemos em “riso de tormenta”, “gargalhada atroz”, “convulsionado salta” revelam?
e) Que verso reforça a ideia de que essa dor se repete e alimenta continuamente o espetáculo?
f) A sonoridade dos versos colabora para a intensificação de uma ideia recorrente no poema. Que palavras provocam essa sonoridade e que ideia elas reforçam?
Auto
Soluções para a tarefa
Resposta:Releia o poema e responda:
a) O que se pressupõe ser um acrobata da dor?
Rrspst= Alguém que apresenta destreza e equilíbrio na relação com a dor.
b) O que percebemos ao relacionarmos o “tristíssimo palhaço” à palavra “coração”?
Rspst= Percebemos que as tristes acrobacias são uma metáfora para o sofrimento do próprio eu lírico.
C) Que relação o eu lírico revela travar com a dor ao dizer no último verso “Ri! Coração, tristíssimo palhaço”?
rsps= Revela uma relação irônica, de consciência de seu estado, de seu efeito, mas de resignação por sabê-la
inerente à condição humana.
10.Observe as palavras escolhidas para a construção do poema.
a) Que palavras pertencem ao campo semântico de “circo” e de “acrobacia”?
rspst= As palavras são: gargalha, ri, riso, palhaço, gargalhada, guizos, clown, salta, bis, retesa, músculos
e piruetas.
b) O que essas palavras sugerem?
rspst= Essas palavras sugerem a existência de algo engraçado na cena.
c) Essas palavras são acompanhadas por outras, que não combinam,
ao menos diretamente, com a ideia de riso e felicidade esperada em um espetáculo circense. Retire
essas palavras do poema.
rspst= As palavras são: tormenta, nervoso, absurdo, dor, violenta, sanguinolenta, convulsionado, varado,
estertor, agonia, macabras, afogado, sangue, estuoso e tristíssimo.
d) O que as combinações de palavras como vemos em “riso de tormenta”, “gargalhada atroz”,
“convulsionado salta” revelam?
rsps= Revelam a dimensão de espetáculo dada à dor.
e) Que verso reforça a ideia de que essa dor se repete e alimenta continuamente o espetáculo?
rspst= “Pedem-te bis e um bis nao se despreza