Filosofia, perguntado por giovannadapedirsouza, 3 meses atrás

Acredito que nossa ideia de tempo, nossa maneira de contá-lo e de enxergá-lo como uma flecha sempre indo para algum lugar, está na base do nosso engano, na origem de nosso descolamento da vida."

(KRENAK, Ailton. A vida não é útil. p.37.)

Minhas asas estão prontas para o võo, Se pudesse, eu retrocederia. Pois eu seria menos feliz. Se permanecesse imersO no tempo vivo.

Gerhard Scholem, Saudação do anjo Há um quadro de Klee que se chama Angelus Novus. Representa um anjo que parece querer afastar-se de algo que ele encara fixamente. Seus olhos estão escancarados, sua boca dilatada, suas asas abertas. O anjo da história deve ter esse aspecto. Seu rosto está dirigido para o passado. Onde nós vemos uma cadeia de acontecimentos, ele vë uma catástrofe única, que acumula incansavelmente ruina sobre ruina e as dispersa a nossos pés. Ele gostaria de deter-se para acordar os mortos e juntar os fragmentos. Mas uma tempestade sopra do paraíso e prende-se em suas asas com tanta força que ele não pode mais fechá- las. Essa tempestade o impele irresistivelmente para o futuro, ao qual ele vira as costas, enquanto o amontoado de ruinas cresce até o céu. Essa tempestade é o que chamamos progresso.

(BENJAMIN, Walter. Teses sobre o conceito de História)

A História humana nesta concepção |baseada na noção de progresso e evolução| se explica como uma ascensão ininterrupta com dois grandes momentos de ruptura, quue correspondem a avanços tecnológicos que nos permitem dominar a natureza, a chamada Revolução Neolítica, com a invenção da agricultura; e a Revolução Industrial que se identifica com a plena eclosão do capitalismo. (...) Toda concepção de história do capitalismo que não entenda que fatos como a Guerra do Vietnā, o Apartheid, a escalada atömica ou o genocídio centro-americano, para citar só alguns exemplos de aberrações do noso tempo, são manifestações naturais e lógicas do sistema. E uma concepção insuficiente, equivocada.

(FONTANA, Joseph.)

a)
Qual a posição dos autores sobre a concepção tradicionale vigente de História?
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b) Selecione um dos trechos acima. Você concorda ou discorda? Justifique.
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Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
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a) Para Walter Benjamim, a concepção tradicionalista de história, contada a partir da evolução automática de acontecimentos é criticada, quando então, o entendimento da história passa a ser dialético: são forças que se opõem e que determinam, pela classe dos vitoriosos, a história dominante.

Para Joseph Fontana, a concepção de história é feita através de uma "remontagem" de fatos, já deliberados por resultados conhecidos. Isso quer dizer que, os historiador olha para o passado, em busca de evidências que comprovem uma finalidade estabelecida, reconstruindo assim a história de maneira a justificar o presente.

b) Texto selecionado: "Ele gostaria de deter-se para acordar os mortos e juntar os fragmentos. Mas uma tempestade sopra do paraíso e prende-se em suas asas com tanta força que ele não pode mais fechá- las. Essa tempestade o impele irresistivelmente para o futuro, ao qual ele vira as costas, enquanto o amontoado de ruinas cresce até o céu. Essa tempestade é o que chamamos progresso." BENJAMIN, Walter.

Concordamos com a tese do autor, quando demonstra que a história de humanidade é contabilizada pelas catástrofes, num ato contínuo de barbáries que justificam o progresso.

A História e os historiadores

Fazer história é construir uma narrativa que justifique o presente. Assim podemos refletir sobre quais acontecimentos um historiador irá priorizar para construir uma situação.

Portanto, modernamente, escrever a história depende continuamente de outras ciências sociais: economia, sociologia, política, psicologia, antropologia, filosofia e linguística, que contibuem com diferentes percepções de realidade no contexto cultural da época.

Bons estudos!

Saiba mais sobre A História e os historiadores em: brainly.com.br/tarefa/20354056

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