Acreditamos que a defesa da presença da Geografia na escola enquanto a disciplina capaz de possibilitar “leituras reflexivas e críticas do mundo”, ou ainda, capaz de formar o “cidadão crítico-transformador” deriva do próprio movimento de constituição da Geografia enquanto conhecimento científico que busca, em última instância, desvelar as condições ou as “construções lógicas do presente”, como defendia Cholley (1942). STRAFORINI, Rafael. O ensino de Geografia como prática espacial de significação.Estud. av., São Paulo , v. 32, n. 93, p. 175-195, Aug. 2018 A geografia pode ter muitas visões e ser interpretada de várias maneiras. Isso é comum em uma ciência diversificada como esta. Com base no texto e no e-book da unidade a respeito de como a geografia é vista, podemos afirmar que: A geografia busca entender as ações do humanos na natureza e na sociedade, de forma que assim se pode observar as mudanças globais como o desmatamento e o aquecimento global. A geografia pode ter uma leitura crítica e reflexiva do mundo, porém sendo ciência do presente faz isso sempre no próprio presente do aluno, evitando abordar o passado. Para que assim o aluno compreenda o contexto em que vive. A BNCC vê a geografia de forma plural, mas foca no Brasil, evitando abordar as questões de outros países, pois sendo um ciência que busca dar sentido ao mundo que o aluno vive, os conteúdos são trabalhados a partir da realidade do aluno, aquilo que ele vive em seu cotidiano. A BNCC enxerga a geografia de forma que essa ciência serve para se compreender o mundo em que o aluno vive, sendo assim a geografia é construída de forma integral e plural, de forma que o aluno compreenda o seu contexto a sua volta. A geografia ao buscar dar sentido ao mundo em que os alunos vivem busca compreender o mundo de forma global, de forma que o aluno compreenda que as ações de outros países podem interferir em sua vida cotidiana, tendo assim uma visão singular do mundo, pois ele se torna uma única coisa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Ao observar os Parâmetros Curriculares Nacionais, assim como a BNCC, vemos que a alternativa que melhor explica a necessidade da Geografia como disciplina escolar é a alternativa D.
O papel da Geografia como disciplina escolar, busca instruir o aluno a criar um pensamento crítico sobre o mundo, incluindo a realidade que o cerca. Sendo assim, a mesma oferece a base, para que o aluno crie a sua própria leitura do mundo.
Por isso, mostra-se correta a alternativa d, afinal, a Geografia trabalha de forma plural ao abordar a realidade universal, assim como de forma integral, compreendendo e ajudando o aluno a compreender a realidade a sua volta.
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Sociologia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
História,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás