Acredita-se que Bernardo Pereira de Vasconcelos (1795-1850), influente político que atuou em grande parte do período monárquico no Brasil, teria dito no final do Período Regencial (18311840): "Fui liberal; então a liberdade era nova no país, estava nas aspirações de todos, mas não nas leis, o poder era tudo: fui liberal". Essa frase foi proferida em meio à fundação do Partido Conservador, ao "Regresso" que marcou o final das regências. O que motivou um político como Bernardo Pereira a abandonar o posicionamento liberal? Justifique utilizando elementos do contexto político da época.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A ganância e busca pelo poder é o que motivou um político como Bernardo Pereira de Vasconcelos a abandonar o posicionamento liberal, visto que em sua frase fica muito claro que ser um Liberal consistia na luta pelos interesses próprios sobrepondo-se aos nacionais.
Quando Bernardo Pereira de Vasconcelos diz que "o poder era tudo: fui liberal", o mesmo aponta que o maior objetivo dos liberais da época era ascender hierarquicamente.
Abraços!
Perguntas interessantes