Biologia, perguntado por osjavalisunidoscomsa, 11 meses atrás

“Acredita-se que a cloroquina e a hidroxicloroquina possam impedir que o vírus libere seu RNA na célula. Quando o vírus acopla à célula, ele cria uma espécie de compartimento membranoso chamado endossomo. A célula, por sua vez, acidifica o interior deste compartimento, o que possibilita a liberação do RNA viral. Acredita-se que essas drogas possam impedir a acidificação do endossomo, consequentemente impossibilitando a liberação do ácido nucleico do vírus.”
Para acidificar o endossomo, ocorre fusão dessa estrutura com o lisossomo, organela que apresenta um pH ácido, como mostra o esquema seguinte.
Sabendo que o pH (medida da concentração de íons H+) citoplasmático é 7 e que o pH do interior do lisossomo é 5, explique o tipo de transporte que garante essa diferença de concentrações.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0

Resposta:

A membrana plasmática é uma estrutura formada por duas camadas de fosfolipídeos presentes em todas as células existentes. Por essa bicamada inserem-se proteínas e algumas funcionam como verdadeiros poros na membrana e outras atuam como receptores. Graças a essas características, a membrana apresenta a capacidade de selecionar o que entra e o que sai da célula, garantindo, portanto, a manutenção do meio intracelular.

As substâncias entram e saem da célula de diferentes formas e o transporte por meio da membrana pode ser classificado em dois grupos: passivo e ativo.

Transporte passivo: é aquele em que não há gasto de energia durante o processo.

Transporte ativo: é aquele em que há gasto de energia durante o processo.

Perguntas interessantes