Acordos entre o brasil e o paraguai para gerir a fronteira
Soluções para a tarefa
O principal acordo entre Brasil e Paraguai para gerir a fronteira entre os países foi a construção da ponte internacional da amizade.
A ponte internacional da amizade é a responsável por ligar a cidade de Foz do Iguaçu no Brasil e a Ciudad del Este no Paraguai, pelo rio Paraná. Sua construção foi realizada durante as décadas de 1950 e 1960.
A ponte da amizade é importante para a economia paraguaia, pois transformou a Ciudad del Este em um grande centro comercial, facilitou o acesso das pessoas aos dois países e possibilitou melhores relações econômicas e comerciais entre os mesmos.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Os acordos entre Brasil e Paraguai para definição de fronteiras são: Tratado de Limites (9/1/1872); Tratado Complementar ao de 1872 (21/5/1927); Protocolo de Instruções (9/5/1930); Tratado de Itaipu (26/4/1973); Protocolo Adicional ao Tratado de 1927 (4/12/1975); Notas aprovando a adjudicação das ilhas do rio Paraguai (15/2/1978) e Notas Reversais (12/9/1980).
As demarcações de fronteira Brasil - Paraguai, iniciaram-se em 1872 e foram concluídas em 1874, com construções de marcos principais ao longo da fronteira, ao longo do rio Apa e águas das serras de Amambaí e Maracaju, não demarcando entretanto, na região do Salto Grande das Sete Quedas.
O Protocolo Adicional de 1975, complementou o primeiro tratado de 1872, e estabeleceu o limite ao longo do Rio Paraguai, quando ilhas em termos limítrofes, foram atribuídas aos dois países.
O Tratado de Itaipu em 1973, permitiu a construção da barragem e da Hidroelétrica de Itaipu e a consequente criação de um lago artificial, pouco ao norte da região de Foz do Iguaçu.
As Notas transversais, que através da Comissão Mista, realiza inspeções nos marcos anteriormente realizados nas chamadas faixas “non-aedificandi”, que são faixas de 50 metros de largura, sendo 25 metros em cada país, que acompanham toda a fronteira seca,
A linha de limite do Brasil com o Paraguai inicia-se no encontro rio Iguaçu com o rio Paraná e sobe até encontrar a barragem da Hidrelétrica de Itaipu. Prossegue passando entre as turbinas 9 e 10 da Hidrelétrica e sobe do Lago de Itaipu até o antigo Salto Grande das Sete Quedas.
Passa pelas águas da serra de Maracaju, até a Serra de Amambaí e continua pelas águas até a nascente do arroio Estrela, desce pelo rio Apa, até sua foz no rio Paraguai.
A partir da confluência do rio Apa, a linha de limite é determinada pelo meio do canal principal do rio Paraguai, até finalizar na entrada da Baía Negra, no ponto tripartite Brasil-Paraguai-Bolívia.
Bons estudos!