Biologia, perguntado por marianagoulartbelo, 10 meses atrás

Acompanhe o trecho extraído da matéria "Mitocôndria, um E.T. na célula", publicada na revista Superinteressante, edição 76, de 1994:

Células mais ativas possuem um número maior de mitocôndrias. As do figado, por exemplo, que trabalham exaustivamente na degração de substâncias, possuem até 2000 mitôcondrias, ocupando cerca de um quinto do seu volume. Em média, porém, uma célula tem entre 100 e 150 dessas organelas em seu interior.

Responda:

a) Por que células mais ativas apresentam mais mitocôndrias?
b) Por que o título da matéria se refere à mitocôndria como um E.T. na célula?

Soluções para a tarefa

Respondido por FelinoSuperior
12

Resposta:

a) Por que células mais ativas apresentam mais mitocôndrias?

Células mais ativas apresentam mais mitocôndrias porque têm maior demanda energética e precisam delas para suprir essa demanda.

b) Por que o título da matéria se refere à mitocôndria como um E.T. na célula?

A mitocôndria é única organela citoplasmática (desconsiderando cloroplastos, exclusivos de células vegetais) que possui material genético próprio.

Explicação:

A mitocôndria é a organela responsável pela produção de energia em células eucariontes. Células mais ativas demandam muita energia e portanto precisam dessas mitocôndrias em abundância.

Hoje, a teoria da Endossimbiose comenta sobre as mitocôndrias terem sido originadas de bactérias que acabaram se associando com as células eucariontes para dar energia em troca de proteção.

Perguntas interessantes