Acompanhe a leitura da reportagem:
Dois em cada três brasileiros adultos (67%) com deficiência não frequentaram a escola ou têm o ensino fundamental incompleto, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira, 26. Entre as pessoas sem deficiências, a taxa é de 30%. Neste mês, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que em a convivência fica "impossível" em salas de aulas que têm alunos com certos graus de deficiência e defendeu salas especiais. A declaração foi rebatida por especialistas, que apontaram benefícios da inclusão para todos os alunos. Em setembro de 2020, o governo federal já havia publicado decreto com uma nova Política Nacional de Educação Especial, que incentiva criar turmas e escolas especiais. "Muitos estudantes não estão sendo beneficiados em classes comuns", afirmou Ribeiro na época. A medida foi vista como retrocesso por especialistas.
Os dados apresentados acima são alarmantes e preocupantes. Está prevista na Constituição Federal que todas as crianças e/ou adolescentes que apresentam algum tipo de deficiência devem preferencialmente frequentar as escolas regulares públicas ou particulares. Neste sentido observamos que o número de pessoas com deficiência tem subido substancialmente e as instituições de ensino regulares e mesmo a própria sociedade não têm oferecido condições mínimas para atender este público dignamente. Se colocando no lugar de futuro professor de História da Educação Básica, analise as afirmações a seguir:
I – O professor de História, além de conhecer e estudar os conteúdos previstos pela BNCC, deve organizar seu planejamento realizando as adaptações curriculares necessárias para proporcionar o ensino de crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência.
II – As escolas públicas regulares estando incapacitadas de receber alunos com deficiência podem negar a matrícula dos mesmos e encaminhá-los para as escolas especiais que estão realmente aptas para receber este público.
III – O docente de História que não tem formação em AEE não tem obrigação de proporcionar atividades adaptadas, nem tampouco mediar o conteúdo em sala de aula para os estudantes com deficiência.
IV – Professores que não tem um olhar pedagógico diferenciado diante de seus alunos com deficiência podem comprometer a capacidade cognitiva de compreensão do conteúdo, além de reforçar os estigmas do preconceito.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1
I e III.
Alternativa 2
I e IV.
Alternativa 3
II e III.
Alternativa 4
I, II e III.
Alternativa 5
II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Alternativa 2
Explicação:
A penas as alternativas I e IV protegem o direito de pessoas com deficiência ao estudo adequado.
valterlucindog2:
Certamente a I é IV estão corretas!
Perguntas interessantes
ENEM,
5 meses atrás
Informática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Artes,
5 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Filosofia,
11 meses atrás