ENEM, perguntado por marcelyamakip74vos, 7 meses atrás

Acompanhe a descrição feita por Cremilda Medina sobre a opinião do sociólogo francês Auguste Comte do gênero folhetinesco, que era bastante popular e massivamente vendido:
“O autor condena o desfrute dessa produção simbólica pelas classes inferiores(...) A educação positivista seria, então, o antídoto para o tríplice e desviante ensino que emana (...) das novelas e dos dramas da literatura folhetinesca do século XIX.” (2008, p.22):
“Curioso o pensador não estar muito distante do pensamento apocalíptico posterior, já na primeira metade do século XX, que condena pela alienação ou manipulação da consciência, os periódicos, as novelas e os dramas. O autor condena o desfrute dessa produção simbólica pelas classes inferiores, ‘às quais nenhuma instrução regular preserva no contágio metafísico, só rechaçado por sua razão natural’. A educação positivista seria, então, o antídoto para o tríplice e desviante ensino que emana dos periódicos, ou seja, do jornalismo, das novelas e dos dramas da literatura folhetinesca do século XIX”.

MEDINA, Cremilda. Ciência e jornalismo – da herança positivista ao diálogo dos afetos. São Paulo: Summus Editorial, 2008.

Considerando a opinião de Comte sobre os hábitos de leitura da sociedade de massa, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).

I. ( ) O romance-folhetim era visto como um gênero literário de má qualidade e que não se prestava a educar.
II. ( ) O interesse por gêneros literários como o romance-folhetim era atribuído à ignorância e à falta de educação dos leitores.
III. ( ) A educação positivista seria o caminho para afastar os leitores da literatura de má qualidade.
IV. ( ) A visão de Comte sobre determinados gêneros literários era elitista e discriminatória.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

V, V, V, V.

F, F, F, F.

V, V, F, V.

F, V, F, V.

V, V, F, F.

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannaamonaro
1

Resposta:

Explicação:

B

Perguntas interessantes