ações de responsabilidade do governo que podem contribuir para a redução de emissão de gases feito
Soluções para a tarefa
Para diminuir a emissão de gás carbônico em nível mundial os países estão fazendo mudanças drásticas. Uma delas no sentido de superar a era dos combustíveis fósseis, mudando a matriz energética.
Ações do governo para reduzir a emissão de CO2
Nas esferas nacional, estadual e municipal, algumas ações dos governos são necessárias para diminuir a emissão de gás carbônico, como:
Políticas governamentais mais rígidas para o controle da emissão de gás carbônico;
Implantação de energia renovável;
Incentivo a alternativas de transporte;
Incentivo a veículos menos poluentes;
Incentivo ao reflorestamento;
Redução do desmatamento e queima das florestas;
Incentivo à agricultura sustentável;
Incentivo a diminuição do uso de agrotóxicos.
Frente a essas possíveis ações do governo para diminuir a emissão de CO2, um dos grandes desafios para o Brasil hoje é conter o aumento das queimadas.
Ações da sociedade para reduzir a emissão de CO2
A sociedade como um todo também pode auxiliar para diminuir a emissão de gás carbônico. Pode ser através da alimentação, dando preferência por alimentos orgânicos e diminuindo o consumo de carne. Além disso, optar por meios de transporte coletivo também é uma medida que causa impacto positivo, assim como escolher veículos que emitem menos CO2.
As pesquisas na área também são de extrema importância. Um exemplo é uma tecnologia que está sendo desenvolvida por pesquisadores de Harvard. Com ela é possível aproveitar o CO2 das indústrias, transformando-o em monóxido de carbono.
Diminuir a emissão de gás carbônico é um compromisso mundial e deve ser feito de forma rápida para diminuir os impactos do aquecimento global. Para isso, é necessário ações do governo dos países e um crescente incentivo para que a população também colabore.