Acido adipico que é a matéria prima para produção de náilon, apresenta cadeia carbonica
Soluções para a tarefa
Ácido adípico que é a matéria-prima para produção de náilon, apresenta cadeia carbônica saturada, homogênea e normal.
Ácido adípico
O ácido adípico, ou mais formalmente ácido hexanodióico, é um sólido cristalino branco que derrete a 152 ºC. É um dos monômeros mais importantes na indústria de polímeros.
O ácido adípico é encontrado no suco de beterraba, mas o artigo comercial – ≈2,5 milhões de toneladas por ano – é fabricado. Em 1906, os químicos franceses L. Bouveault e R. Locquin relataram que o ácido adípico pode ser produzido pela oxidação do ciclohexanol. Hoje, o processo de fabricação mais comum é a oxidação do ácido nítrico (HNO 3 ) de uma mistura de ciclohexanol-ciclohexanona chamada óleo KA (para cetona-álcool).
Quase todo ácido adípico é usado como comonômero com hexametilenodiamina para produzir nylon 6-6. Também é usado para fabricar outros polímeros, como poliuretanos.
O uso de HNO 3 para produzir ácido adípico tem seu lado negativo: grandes quantidades de óxido nitroso (N 2 O), um gás de efeito estufa, são coproduzidas e liberadas na atmosfera. No final de 2014, KC Hwang e A. Sagadevan da Universidade Nacional de Tsing Hua (Cidade de Hsinchu, Taiwan) relataram um processo que usa ozônio e luz ultravioleta (UV) para oxidar o óleo KA em ácido adípico . Este método elimina a produção de N 2 O; mas antes que o processo possa ser usado comercialmente, os problemas associados à formação de peróxidos orgânicos a partir do ozônio e a dificuldade de usar a luz UV em larga escala devem ser superados.
Mais sobre ácido adípico em:
https://brainly.com.br/tarefa/53839758
#SPJ4