Acidentes industriais ocorrem, muitas vezes, devido às interações inadequadas entre o trabalhador e sua tarefa, máquina e ambiente. Sob o enfoque ergonômico, a ação realmente eficaz para reduzir o número de acidentes consiste em:
a. Dimensionar as tarefas, colocando-as dentro dos limites e capacidades da maioria dos trabalhadores.
b. Programar pausas para a redução da fadiga, sendo obrigatórios pelo menos 5 minutos de descanso a cada 30 minutos de trabalho contínuo.
c. Manter o ambiente sempre limpo e bem arejado, removendo todos os obstáculos existentes no piso.
d. Colocar música no ambiente de trabalho, a fim de reduzir a fadiga e a monotonia e, consequentemente, aumentar a vigilância dos trabalhadores.
e. Selecionar cuidadosamente os trabalhadores, para cada tipo de tarefa, de acordo com as suas habilidades individuais.
Soluções para a tarefa
Para evitar os acidentes industriais, no que compete aos ergonomistas, que não supervisionam o ambiente de trabalho, mas propõem as estruturas dentro das quais o trabalho será organizado e supervisionado por outros profissionais, é o ato de criar tarefas que sejam razoavelmente executadas com segurança pela média dos trabalhadores (ou seja, "desenhar" atividades que sejam, por sua própria estrutura, menos perigosas para os trabalhadores).
A programação de pausas, o controle da limpeza dos ambientes e a seleção dos trabalhadores não são tarefas que cumpram ao ergonomista, mas aos administradores de pessoal, de modo que não são um modo eficaz para que os ergonomistas impeçam acidentes.
É correta a alternativa A.
Resposta:
b. Dimensionar as tarefas, colocando-as dentro dos limites e capacidades da maioria dos trabalhadores. Correto
corrigido pelo AVA