Acidentes com animais peçonhentos ocorrem com frequência em nosso meio, porém nem todos são de interesse médico. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Uma adolescente ao calçar um sapato sente dor discreta em um dos pés. Retira o sapato e nota a presença de uma aranha pequena. Busca a Unidade de Saúde, onde é interrogada sobre as características do animal e circunstâncias do acidente. A equipe discute o caso com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica que orienta controle da dor, observação clínica com controle de exames laboratoriais, além de profilaxia antitetânica. Recomenda-se que casos de mordedura por animais peçonhentos sejam discutidos com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) para condução e manejo do caso. Para controle da dor, pode ser feita infiltração de anestésico tópico para boqueio troncular, além de recomendar a imersão em água morna, para alívio sintomático e uso de analgésicos. Também está indicado monitoramento laboratorial e profilaxia antitetânica, conforme histórico vacinal e a prescrição de antibióticos só será indicada para os casos de infecção secundária.
b. Uma criança de fase escolar leva uma picada de escorpião em mão esquerda. Os pais a levam para a Unidade de Saúde onde é feita avaliação inicial, lavagem da ferida e revisão de esquema antitetânico. Acidentes com escorpião que apresentem apenas sintomas locais, são considerados leves e não necessitam de outra intervenção, que não o controle da dor.
c. Um trabalhador rural chega à zona urbana trazido por amigos buscando atendimento em uma Unidade de Saúde. Confuso, com ptose palpebral e salivando bastante, aponta para lesão em membro inferior. Ao observar a lesão, você percebe sinais discretos na lesão. Como hipótese, assume se tratar de um acidente por jararaca e o encaminha para leito de internação com monitorização contínua, coleta de exames laboratoriais e aplicação de soro antibotrópico.
d. Uma criança em idade escolar começa a chorar durante brincadeira nos fundos de sua casa. A mãe ao avistá-la, nota que a criança protege uma das mãos e ao olhar para o chão, identifica uma lagarta. Preocupada, busca atendimento na Unidade de Saúde. A família é tranquilizada, informada que acidentes por lagartas evoluem de forma benigna e autolimitada e a criança é liberada com analgésicos.
Soluções para a tarefa
Sobre acidentes com animais peçonhentos a alternativa correta é:
- a. Uma adolescente ao calçar um sapato sente dor discreta em um dos pés. Retira o sapato e nota a presença de uma aranha pequena. Busca a Unidade de Saúde, onde é interrogada sobre as características do animal e circunstâncias do acidente. A equipe discute o caso com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica que orienta controle da dor, observação clínica com controle de exames laboratoriais, além de profilaxia antitetânica. Recomenda-se que casos de mordedura por animais peçonhentos sejam discutidos com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) para condução e manejo do caso. Para controle da dor, pode ser feita infiltração de anestésico tópico para boqueio troncular, além de recomendar a imersão em água morna, para alívio sintomático e uso de analgésicos. Também está indicado monitoramento laboratorial e profilaxia antitetânica, conforme histórico vacinal e a prescrição de antibióticos só será indicada para os casos de infecção secundária.
Acidentes com animais peçonhentos
Animais peçonhentos são aqueles que produzem ou modificam algum veneno podendo injetá-lo na sua presa ou predador. No Brasil alguns dos animais peçonhentos que mais causam acidentes são algumas espécies de:
- Serpentes
- Escorpiões
- Aranhas
- Lagartas
Quando uma pessoa sobre um acidente com uma aranha, o mais indicado é procurar um serviço médico mais próximo e se possível levar o animal para poder ser feita a indentificação dele. Isso facilitará o trabalho do profissional da saúde que estiver atendendo porque ele vai poder saber exatamente qual tratamento irá adotar.
Aprenda mais sobre animais peçonhentos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/16674970
#SPJ9
Resposta:
a) Uma adolescente ao calçar um sapato sente dor discreta em um dos pés. Retira o sapato e nota a presença de uma aranha pequena. Busca a Unidade de Saúde, onde é interrogada sobre as características do animal e circunstâncias do acidente. A equipe discute o caso com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica que orienta controle da dor, observação clínica com controle de exames laboratoriais, além de profilaxia antitetânica.
Explicação: Retirei do curso oferecido pela UNASUS através da UFMA
Recomenda-se que casos de mordedura por animais peçonhentos sejam discutidos com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) para condução e manejo do caso. Para controle da dor, pode ser feita infiltração de anestésico tópico para boqueio troncular, além de recomendar a imersão em água morna, para alívio sintomático e uso de analgésicos. Também está indicado monitoramento laboratorial e profilaxia antitetânica, conforme histórico vacinal e a prescrição de antibióticos só será indicada para os casos de infecção secundária.