Acesse o livro de Antonio Carlos Robert Moraes, intitulado “Geografia: Pequena história crítica”, disponível em sua sala em “Saiba Mais” e leia o capítulo 9 intitulado: “O movimento de renovação da Geografia”. Depois, explique com suas palavras, qual era o contexto histórico e geográfico na qual surge a Geografia Pragmática (também denominada Teorética ou Quantitativa).
Soluções para a tarefa
Resposta:A Geografia Pragmática, também conhecida como Geografia Quantitativa ou Nova Geografia, é uma corrente de pensamento que surgiu na década de 1950 e promoveu grandes modificações na abordagem metodológica da Geografia. Baseada no neopositivismo lógico, essa nova corrente geográfica surgiu com a necessidade de exatidão, através de conceitos mais teóricos e apoiados em uma explicação matemático-estatística.A partir da década de 1960, a Geografia Pragmática começou a sofrer duras críticas, uma das principais é o fato de não considerar as peculiaridades dos fenômenos, pois o método matemático explica o que acontece em determinados momentos, mas não explica os intervalos entre eles, além de apresentar dados considerando o “todo” de forma homogênea, desconsiderando, portanto, as particularidades.
Com as críticas cada vez mais contundentes contra a Geografia Pragmática de fundamentação neopositivista, surge na década de 1970, a Geografia Crítica, fundamentada no materialismo histórico-dialético. Essa Geografia tenta romper não só com a Geografia Pragmática, mas com parte da Geografia Contemporânea.
Explicação:
EU FIZ com minhas palavras utilizando esse texto, a nota foi 4 de 5.
Li também o capitulo.
Espero ter ajudado.