Acerca do processo de independência da América espanhola e suas consequências, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
a) No Congresso do Panamá, em 1826, Simon Bolívar propôs uma integração entre as nações do continente. Os poderes locais não abriram mão de sua autonomia e a ideia fracassou.
b)Ao propor a Doutrina Monroe “a América para os Americanos”, os Estados Unidos eram contrários a interferência europeia na América, porém, tal doutrina expressava uma política imperialista estadunidense no continente.
c)As estruturas políticas após a independência e o surgimento de vários países não efetivou uma grande mudança no poder; as camadas populares foram alijadas do poder e os caudilhos garantiram um poder absoluto em seus domínios.
d)O início da luta pela ruptura com a Espanha foi comandada pelos chapetones e articulada nos moldes da Independência dos Estados Unidos da América, unificando-se todas as juntas governamentais num governo unitário
Soluções para a tarefa
Resposta:
d)
Explicação:
O início da luta pela ruptura com a Espanha foi comandada pelos chapetones e articulada nos moldes da Independência dos Estados Unidos da América, unificando-se todas as juntas governamentais num governo unitário
Os processos de Independência na América Espanhola foram capitaneados pela classe dos Criollos, muitas vezes resistidos por membros da classe dos Chapetones e marcado pela multiplicação de governos locais independentes. É correta a alternativa D.
O que aconteceu com o território colonial espanhol com as Independências?
Houve fragmentação da maior parte do território colonial espanhol, com diversos países surgindo onde antes havia apenas um Vice-Reino ou uma Capitania, o que foi particularmente comum na América Central. Esta fragmentação aconteceu sobretudo pelas disputas internas por poder político entre diferentes grupos econômicos da elite espanhola.
Mais sobre a América Espanhola em:
https://brainly.com.br/tarefa/22797509
#SPJ3