Acerca do pioneirismo Português no processo da Expansão Marítima europeia, podemos destacar que: * (A) Ocorreu graças a um apoio papal na busca de “conquistar novas almas”, preceito básico do cristianismo; (B) A escola de sagres, em Portugal, foi um importante centro de desenvolvimento científico no qual se criaram ou aperfeiçoaram técnicas e aparelhos náuticos; (C) Os portugueses logo abandonaram as viagens de descoberta para o Oriente através do Atlântico, visto que lhes bastavam as riquezas alcançadas na África, ou seja, ouro, marfim e escravos; (D) O pioneirismo português deve-se mais ao atraso dos seus rivais, envolvidos em disputas dinásticas, do que a fatores próprios do processo histórico, econômico, político e social de Portugal. (E) A burguesia local não possuía interesse nessa expansão, já que entendia que o Estado deveria voltar seus interesses na produção agrícola local;
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
D
Explicação:
rgrtgtyt45rg54:
sabe o por que?
Respondido por
1
Resposta:
B
Explicação:
O fim da Idade Média e o início da Idade Moderna estava em alta, dando abertura para grandes descobertas. O mercantilismo tomou o lugar do feudalismo, e se instaurou o período do Renascimento. Havia expectativa de exploração de novos horizontes e novos continentes para acumular capitais, reajustando os prejuízos trazidos pela era anterior.
Foi aí que Dom Henrique, o infante, diante da necessidade de aperfeiçoar a tecnologia marítima e tomar frente à corrida expansionista, selecionou um grupo com astrônomos, matemáticos, construtores de navios, cartógrafos e pilotos, dentre os melhores, fundando a Escola de Sagres.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás