Acerca do capítulo três, que trata das religiões orientais, analise com atenção as assertivas que seguem e depois responda o que é proposto. I – A promoção da cultura da não-violência, com o ensino de práticas de concentração, meditação e busca da paz interior, além do cultivo de virtudes, são algumas das características gerais das religiões orientais, como o Hinduísmo, Budismo, Taoísmo e Confucionismo. II – Pesquisadores do campo religioso como Piazza vão afirmar que o Hinduísmo é uma religião muito hermética, baseada em dogmas específicos e uma estrutura litúrgica, cultual e ritualística muito rígida, que procura seguir à risca o livro sagrado dos Upanishades. III – O sistema de castas sobre o qual a religião hinduísta se alicerçou por séculos demonstra a íntima relação da religião com o status social dos indivíduos na cultura e sociedade indianas. Mesmo que o sistema de castas já tenha sido abolido na Índia, ele continua exercendo influência em muitas aldeias daquele país ainda hoje. IV – Para o Budismo o sofrimento humano se origina a partir da repressão social de nossos desejos mais íntimos. Nesse sentido, Siddartha propõe o caminho das oito vias, que ensina o ser humano a satisfazer plenamente os seus desejos e paixões, de modo a viver uma vida feliz e cheia de prazeres, sendo esse o único caminho possível para se atingir o nirvana, ou seja, a felicidade completa, sinônimo de libertação espiritual. V – Um elemento interessante da religião Xintoísta é o seu sistema ético, que inclui a lealdade ao imperador, a gratidão, a coragem diante da morte e o sentimento forte de honradez, que implicava o ato de preferir a morte à desonra e à desgraça. Esse foi um elemento que contribuiu para o ato dos pilotos kamikazes japoneses durante a Segunda Guerra Mundial, que se sacrificaram pela pátria ao sentirem a possibilidade de derrota para os exércitos aliados. É correto apenas o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
I, II, III e IV estão corretas.
Os japoneses possuem um valor de honra, mas não são adeptos da desgraça.
O termo intolerância religiosa está ligado a falta de reconhecimento de uma cultura sobre a outra no que está relacionado a religiosidade.
Para ser mais exato, a maioria dos grupos religiosos passa por esse tipo de julgamento que na realidade estão envolvidos com preconceito e até mesmo xenofobia.
Um bom exemplo da intolerância religiosa é o repúdio das religiões nascidas na Europa sobre as culturas africanas e os rituais daquele povo.
Perguntas interessantes