Acerca do Balanço Financeiro, Cavassani (2020) destaca que este demonstra as receitas e despesas orçamentárias realizadas, assim como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, combinados aos saldos em espécie provenientes do exercício anterior, além dos saldos que se transferem para os exercícios seguintes. Portanto, demonstra a situação da disponibilidade financeira, após relacionar o total das receitas arrecadadas e o total das despesas realizadas. O Balanço Financeiro é representado em duas colunas, uma de receita e outra de despesa.
CAVASSANI, Bruno Fernando. Contabilidade Pública. Maringá: UniCesumar, 2020 (Adaptado).
Considerando o texto apresentado e o Balanço Financeiro, examine as afirmações a seguir.
I. Na coluna da receita é considerado o saldo financeiro disponível do exercício anterior.
II. Na coluna da despesa são considerados dispêndios orçamentários e extraorçamentários.
III. Um resultado positivo no Balanço Financeiro é suficiente como indicador definitivo de equilíbrio financeiro.
IV. Na coluna da receita são considerados ingressos extra-orçamentários, depósitos, débitos de tesouraria e outros movimentos que fazem parte das consignações contábeis e da dívida flutuante.
Soluções para a tarefa
Resposta: letra D
I, II e IV, apenas, apenas.
Explicação: pesquisei para saber
Resposta: I, II e IV
Explicação: O Balanço Financeiro é um quadro com duas seções: Ingressos (Receitas Orçamentárias e Recebimentos Extra orçamentários) e Dispêndios (Despesa Orçamentária e Pagamentos Extra orçamentários), que se equilibram com a inclusão do saldo em espécie do exercício anterior na coluna dos ingressos e o saldo em espécie pra o exercício seguinte na coluna dos dispêndios.
Quanto a III, ela está incorreta por que em geral, um resultado financeiro positivo é um indicador de equilíbrio financeiro. No entanto, é importante mencionar que uma variação positiva na disponibilidade do período não é sinônimo, necessariamente, de bom desempenho da gestão financeira, pois pode acontecer, por exemplo, mediante elevação do endividamento público. Da mesma, forma, a variação negativa na disponibilidade do período não significa, necessariamente, um mau desempenho, pois pode refletir uma redução no endividamento. Portanto, a análise deve ser feita conjuntamente com o Balanço Patrimonial, considerando esses fatores mencionados e as demais variáveis orçamentárias e extra orçamentárias.