Acerca do atendimento de paciente em situações de emergências, recomenda-se colocar o paciente em atendimento de emergência do sistema circulatório em posição sentada (posição ortopneica), com cabeça e o ombro levantados, mantendo os pés e as pernas para fora da cama, de forma a favorecer a retenção de sangue nas porções de declive do corpo pela força da gravidade, o que diminui o retorno venoso e reduz o esforço cardíaco.
1a afirmação é verdadeira.
2a afirmação é falsa, porque pacientes em urgência circulatória devem ser colocados em decúbito supino, para o coração ficar em contato com a maca e favorecer a pressão.
3a afirmação é falsa, porque pacientes em urgência circulatória devem ser colocados em posição neutra, no repouso, sem elevar a cabeça.
4a afirmação é falsa, porque pacientes em urgência circulatória devem ser colocados em posição de Trendelenburg, com a cabeça mais baixa que o centro de gravidade.
Soluções para a tarefa
Após ler o enunciado, podemos afirmar com clareza que que é a alternativa c) afirmação é falsa, porque pacientes em urgência circulatória devem ser colocados em posição neutra, no repouso, sem elevar a cabeça.
Vamos aos dados/resoluções:
Podemos constatar que colocar a vítima em posição de choque não é a melhor opção pois a melhor é em decúbito dorsal, com as pernas elevadas mais ou menos 25 cm.
O objetivo é concentrar o volume sanguíneo na cabeça, no tórax e na parte alta do abdômen. E ainda sim, se caso essa posição não seja possível, isto é, se causar dor ou desconforto ao paciente, mantenha-o no plano. Se estiver vomitando e não houver qualquer contra-indicação, transporte-o em decúbito lateral;
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)