Acerca da trajetória histórica do pensamento jurídico, é necessário compreender como foi o processo de codificação no século XIX que foi fator relevante para a consolidação do positivismo jurídico. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O ideal cartesiano de Descartes defende a certeza de que o saber encontrava na filosofia, na política e no direito, entre outras disciplinas, justamente por se tratar de um conceito de ciência nova, não tradicional, mas absoluta e certa.
( ) O pensamento dos juristas que buscavam um "direito certo e seguro" encontrou na codificação, uma possibilidade de descoberta das regras do justo fundado numa ordem social, conduzindo o sentido de "justo", ao que mais se aproximava de "socialmente aceito".
( ) O princípio básico deste novo paradigma jurídico, coerente com a concepção de que o estudo do Direito deve ser restringido à experiência constatada, consiste em identificar e reconhecer apenas como Direito o produzido pelo Estado, o único com existência objetiva - jus positum - que, com segurança, pode ser instrumento de planificação e manutenção da sociedade.
( ) Os códigos modernos pretenderam uma "planificação social" através da reordenação sistemática da matéria jurídica, tendo como pressuposto a convicção iluminista de que o estágio civilizatório da sociedade seria alcançado com uma forma de governo fundada na razão e na "vontade geral".
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - V.
b) V - V - F - F.
c) V - F - V - F.
d) F - V - F - V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
"A" F-F-V-V.
Explicação:GABARITO DA PROVA!
Respondido por
8
Resposta: letra A
Explicação:
Acabei de realizar essa questão na prova!
Perguntas interessantes
Música,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás