ENEM, perguntado por Vivikekelinda6969, 5 meses atrás

Acerca da questão sobre os contratualistas da Idade Moderna, e sobre estado natural e o estado civil, considere o texto a seguir: "Ainda no estado de natureza, começa a ocorrer uma aproximação entre os homens pela série de eventos naturais que teriam ocasionado essa aproximação dos seres que eram independentes uns dos outros. Particularmente, foram catástrofes naturais que impulsionaram os seres humanos a viverem juntos e, assim, adquirirem as condições necessárias para a formação da sociedade. Dessa forma, quando os homens começaram a precisar uns dos outros eles uniam-se em forma de bando ou associação livre que durava pouco, apenas o tempo suficiente para que a necessidade que os fizera se juntar acabasse. Nesse momento, começaram a descobrir alguns tipos de armas e juntamente com essa adquiriram também percepção do poder em família – primeira relação de poder natural. Começa-se a estabelecer as primeiras propriedades, que conforme Rousseau foi o maior motivo do surgimento das desigualdades entre os homens. Ele chega a dizer que o primeiro que delimitou o que era seu é o verdadeiro fundador da sociedade civil. " PEREIRA, Andrade Bruna. Do estado natural ao estado civil: reflexões sobre a passagem do estado de natureza para o estado civil segundo Hobbes e Rousseau. In: 6º Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unesp. Vol. 4, nº 2. São Paulo: 2011, p. 94. Com base no texto, analise as afirmativas a seguir: I. Para Rosseau, o estado de natureza é o estado inicial do homem, onde não está corrompido pela sociedade, e apenas tem de lidar com as dificuldades da natureza. II. Do estado da natureza para o estado civil, houve uma deformação, uma regressão do homem, que passou a criar e perpetuar comportamentos negativos por causa da sociedade. III. Na sociedade civil de Rousseau, os homens se unem para mutuamente proteger seus bens, incluso sua vida, dos ataques injustos dos seus vizinhos. IV. O estabelecimento do contrato social ocorre para garantir a liberdade e a autonomia do homem diante dos desafios

Soluções para a tarefa

Respondido por RicardoRamos1998
2

As alternativas corretas que indicam as reflexões do estado civil e estado de natureza para Rousseau são: "I. Para Rosseau, o estado de natureza é o estado inicial do homem, onde não está corrompido pela sociedade, e apenas tem de lidar com as dificuldades da natureza.III. Na sociedade civil de Rousseau, os homens se unem para mutuamente proteger seus bens, incluso sua vida, dos ataques injustos dos seus vizinhos".

Para isso, é preciso compreender a obra de Rousseau e sua reflexão sobre o estado de natureza.

Rousseau e o estado de natureza

Na visão do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau, os homens não apresentam uma tendencia a serem violentos uns com os outros, apenas quando o componente da desigualdade é colocado.

Nisso, a desigualdade entre os homens cria a necessidade do estabelecimento de um estado civil, já que o estado de natureza, embora incialmente pacífico, foi corrompido por um fator externo aos sujeitos.

Para mais sobre Rousseau, leia: https://brainly.com.br/tarefa/46018548

#SPJ1

Anexos:
Respondido por claricebgolec
4

Resposta:

I e III

Explicação:

lletra

Perguntas interessantes