Acerca da Comuna de Paris analise os dois documentos abaixo.
Documento 1
A barricada da Praça Branca defendida pelas mulheres durante a Semana Sangrenta. Por Moloch[1]. Disponível em: .
Documento 2
“Vimos que elas (as mulheres) se colocaram à frente da cena, desde o dia 18 de março. Não somente as mulheres eram muito ativas nos clubes, mas criaram o primeiro movimento feminino de massas. [...] Os obstáculos eram numerosos: a “falocracia” milenar e, mais próximo àquele período, o prudonismo, que pregava a manutenção da mulher no lar. Imaginem bem, os próprios eleitos da Comuna eram impregnados pelo machismo [...] As mulheres estiveram na dianteira da criação das oficinas autogeridas [...] Elas lutaram nas barricadas no decorrer da Semana Sangrenta [...].
WILLARD, Claude. História e vigência da Comuna de Paris. In: BOITO JR, Armando. A Comuna de Paris na História. São Paulo: Xamã, p. 15-28, 2001.
Com base nos dois documentos apresentados, analise as afirmativas abaixo:
I. A Comuna de Paris foi um importante movimento aristocrático na França do século XIX. As mulheres nobres realizaram um papel importante nesse processo, fossem combatendo na linha de frente contra a burguesia, quanto ocupando cargos de administração pública.
II. De acordo com os dois documentos, as mulheres participaram, de forma armada, das barricadas realizadas pela Comuna de Paris, possuindo um papel importante no desenvolvimento desse evento histórico.
III. Devido a participação militar das mulheres na Semana Sangrenta, durante a Comuna de paris foi estabelecido uma igualdade total de gênero entre homens e mulheres.
IV. Além de participar das barricadas e defender militarmente as barricadas da Comuna de Paris, as mulheres foram fundamentais na parte de administração de oficinas ao longo desse acontecimento.
É correto que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
Questão 3 de 10
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Explicação:
Não foi um movimento aristocrático. Não promoveu a total igualdade entre homens e mulheres.
betovic:
Entre as realizações da Comuna de Paris, devem ser destacadas a proclamação da igualdade civil entre homens e mulheres e a proibição da prostituição. A igualdade entre homens e mulheres era um grande avanço social, já que anteriormente vigorava o Código Civil Napoleônico, através do qual a mulher era mantida submissa socialmente aos homens, antes e depois do casamento.
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás