Química, perguntado por marcos571cel, 11 meses atrás

(ACAFE SC/2017)

Baseado nos conceitos sobre distribuição eletrônica, analise os itens a seguir.
I. 24Cr = [Ar] 4s2 3d4
II. 29Cu = [Ar] 4s2 3d9
III. 26Fe2+ = [Ar] 4s2 3d4
Assinale a alternativa correta.
a) Todos os itens estão incorretos.
b) Todos os itens estão corretos.
c) Apenas I e II estão corretos.


Alguém poderia me explicar por que a distribuição mais estável na I é 4s1 3d5 e na II 4s1 3d10 ao invés de 4s2 3d4 e 4s2 3d9 se 2 elétrons na camada de valência segue a regra o octeto, já que assim como esses dois átomos, o Hélio também tem 2 elétrons na camada de valência. Obrigado.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
96

Resposta:

Todas estão incorretas.

Explicação:

Nos átomos de Cobre (Cu) e Cromo (Cr) tem-se as configurações que você apresentou que são, respectivamente:

29Cu = [Ar] 4s¹ 3d⁹     e     24Cr = [Ar] 4s¹ 3d⁵

Como você mencionou o 4s² é um orbital estável para o hélio, porém, destaco que o orbital 4s é mais estável na forma semi-preenchida, pois reduz as forças de repulsão entre os elétrons do mesmo orbital. Assim, quanto é possível formar simultaneamente os orbitais "s" e "d" semi-preenchidos, isso irá ocorrer pois estabiliza o átomo, por isso no caso do cromo temos a configuração 4s¹ e 3d⁵ com os dois orbitais semi-preenchidos.

No caso do cobre a preferência para o orbital semi-preenchido é do orbital de menor tamanho que é o "s", pois como é um orbital menor a força de repulsão entre o par de elétrons é maior que no caso do orbital "d", visto que esse é maior além de ter uma configuração espacial distinta, ou seja, embora haja mais elétrons a repulsão entre os pares eletrônicos é menor do que em um orbital do tipo "s", por isso nesse caso o átomo, para ficar mais estável, apresenta a configuração com o orbital "s" semi-preenchido e o orbital d totalmente preenchido: 4s¹ 4s¹⁰

Assim, tem-se:

4s² 3d⁴ (menos estável) ⇒ 4s¹ 3d⁵ (mais estável)

4s² 3d⁹ (menos estável) ⇒ 4s¹ 3d¹⁰ (mais estável)

A configuração do 26Fe²⁺ está errada, pois os elétrons perdidos devem sair da camada de valência que é a 4s², por isso a configuração correta seria:

26Fe²⁺ = [Ar] 3d⁶

No caso do Hélio ele não tem a opção de ficar com o orbital semi-preenchido e com a carga total igual a zero, pois se ele tivesse apenas 1 elétron no orbital "s" dele ele seria um cátion com carga +1 o que não o tornaria mais estável. Perceba que os átomos de cromo (Cr) e de Cobre (Cu) conseguem deixar o orbital "s" semi-preenchido sem ganhar ou perder elétrons, apenas promovendo um elétron para o orbital mais energético que é o orbital "d".


Usuário anônimo: Se for problemas de nível médio melhor seguir o Diagrama de Pauling e saber dessas ditas "exceções" que são do Cobre, cromo, ouro e prata.
marcos571cel: 4s1 3d7 não é estável porque tem um orbital incompleto, mas 4s1 3d5 também não está completo, certo ? Desculpa a ignorância e por tomar seu tempo
Usuário anônimo: correto mas estão semi-preenchidos...o orbital d cabe 10 elétrons...lembra da distribuição??? vai colocando cada elétron em um orbital primeiro com o spin pra cima....depois de todos preenchidos ai que volta para fazer o pareamento dos elétrons...
Usuário anônimo: em um orbital "d" com 5 elétrons temos 1 elétrons em cada sub-nível.
Usuário anônimo: já no 3d7...teremos 2 sub-níveis do orbital "d" com elétrons pareados e 3 sub-níveis semi-preenchidos, contendo apenas 1 elétron.
marcos571cel: Entendi, muito obrigado! <3
Usuário anônimo: esses 2 sub-níveis pareados já aumenta a instabilidade, visto que 2 elétrons em cada nível já aumenta a força de repulsa entre os elétrons, ainda que eles possuam spins contrários.
Usuário anônimo: lembra que o orbital d tem 5 espaços (sub-níveis) no qual cabem 2 elétrons cada, totalizando 10 elétrons em um orbital do tipo "d".
Usuário anônimo: de boa.
marcos571cel: Você explicou muito bem, sério. Boa sorte com o que você for fazer na vida
Respondido por luccascouto123
22

Resposta:

a todos os itens estão incorretos

Explicação:

quem tem configurações eletrônicas terminados em 3 de 4 ou 3 de 9 é necessário doar um elétron em um orbital 4S para a estabilização do orbital de que possui o maior nível de energia

Perguntas interessantes