Biologia, perguntado por biadreher, 1 ano atrás

(ACAFE - adaptada) Leia o texto.



Diabetes na mira



O diabetes é hoje um dos maiores inimigos da saúde pública. A doença afeta cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 4% delas no Brasil, segundo dados da Federação Internacional do Diabetes (IDF, na sigla em inglês). Estima-se que esse número aumente, devido ao envelhecimento da população e à maior prevalência de sedentarismo e obesidade.

Para ajudar a reverter esse quadro, pesquisadores do Brasil e da Itália desenvolveram terapias baseadas na manipulação genética e no uso de células-tronco para combater os dois tipos da doença. Testados em ratos e camundongos, os tratamentos foram capazes de reduzir os níveis de glicose no sangue dos animais.

Ciência Hoje

Disponível em: . 01/06/2015.



Com base no texto, marque a opção incorreta.

Escolha uma:
a. Os epitélios glandulares, ou epitélios secretores, constituem uma divisão do tecido epitelial, especializados em realizar secreção. As substâncias sintetizadas e liberadas pelas células glandulares recebem denominação de produto de secreção, variando quimicamente conforme a glândula considerada, podendo ser, por exemplo, glicoproteica, proteica, triglicerídeo e esteroide.
b. O pâncreas é uma glândula que produz o suco pancreático, que age no processo digestivo, pois possui enzimas digestivas, e de hormônios como insulina e glucagon. Entre as enzimas digestivas presentes no suco pancreático, podemos citar a tripsina, amilase, lipase, sacarase e lactase.
c. A classificação das glândulas é realizada segundo a liberação do produto de secreção. Algumas mantêm continuidade com a superfície epitelial, por meio de um canal, sendo denominadas glândulas exócrinas e secretam para a superfície livre. Em alguns casos, o canal degenera durante o desenvolvimento e deixa porções de tecido epitelial secretor isoladas dentro de outro tecido; são as glândulas endócrinas. Estas secretam diretamente na corrente sanguínea e suas secreções são conhecidas como hormônios.
d. Terapias baseadas no uso de células-tronco para combater o diabetes são bastante promissoras, visto que esses organismos são capazes de autorrenovação e diferenciação em muitas categorias celulares. Além disso, as células-tronco podem ser programadas para desenvolver funções específicas, como a produção de insulina, tendo em vista que ainda não possuem uma especialização.

Soluções para a tarefa

Respondido por mmmri
13
Alternativa B. Sacarase e lactase estão presentes no suco entérico, não no pancreático. 
Respondido por AninhaBoina
5

Resposta:

Letra: A

Explicação:

Os hormônios que atuam no controle da glicose no sangue são a insulina e o glucagon. No caso da diabetes, um descontrole na produção de insulina, impede a entrada da glicose nas células. Assim a terapia é viável para a produção de insulina e não corticoides ou hormônios da tireóidea. As glândulas com canal são exócrinas e as sem canal, que secretam no sangue são endócrinas. A parte endócrina do pâncreas secreta os hormônios insulina e glucagon. Esse órgão é considerado uma glândula mista, devido sua porção endócrina e exócrina.

Perguntas interessantes