Biologia, perguntado por alessandraborg15, 2 meses atrás

abundância de microplásticos nos oceanos e lixo plástico em terra parece ter induzido uma adaptação evolutiva em várias espécies de micróbio, que aprenderam a produzir enzimas capazes de decompor o plástico. Essa é a principal conclusão de um estudo realizado por cientistas suecos, que analisaram amostras de DNA coletadas em 38 países.   Os pesquisadores encontraram 30 mil enzimas, que são capazes de degradar 10 tipos diferentes de plástico. Segundo eles, há uma relação direta entre a poluição plástica em cada local avaliado e a quantidade de enzimas decompositoras encontradas nele.   Nos oceanos, as bactérias mais adaptadas a comer plástico são as das classes Alphaproteobacteria e Gammaproteobacteria. Atualmente, a humanidade produz mais de 300 milhões de toneladas de plástico por ano, dos quais apenas 7,7 milhões são reciclados.   GARATTONI, Bruno. Bactérias estão aprendendo a comer plástico. In: Superinteressante. 2022. Disponível em: . Acesso em: 8 fev. 2022. Adaptado: Reforma Ortográfica.   O assunto desse texto é  a capacidade de algumas bactérias de decompor plástico. a poluição marinha causada por microplásticos. a quantidade de plástico produzida anualmente.  os cientistas responsáveis por coletar amostras de bactérias. os tipos de plástico digeridos pelas bactérias. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por saulo8001556
1

Resposta:
a quantidade de plástico produzida anualmente.

Respondido por Trazined
0

O texto traz consigo o assunto da capacidade de algumas bactérias conseguirem decompor plástico. Logo, a alternativa correta é letra a).

O que são os microplásticos?

  • O plástico é produzido em abundância em todo mundo, podendo gerar milhões de resíduos.
  • O seu descarte incorreto, como em ambientes aquáticos podem trazer diversos prejuízos.
  • Sua exposição a raios ultravioleta podem transformar o plástico em partículas menores, que são chamadas de microplásticos.

O problema do microplástico para os seres humanos

  • Quando os microplásticos são formados, eles são consumidos por plânctons e outras bactérias, que são consumidas pelos animais aquáticos e tendo destino final os seres humanos, já que somos o topo da cadeia alimentar.

Novas bactérias capazes de consumir microplásticos

  • Estudos recentes mostram que uma nova espécie de bactérias, chamada Ideonella sakaiensis é capaz de decompor todo plástico utilizando suas enzimas.
  • Essa tem sido vista como uma solução primária para o problema de poluição por plásticos e seu consequente prejuízo aos seres humanos.

Aprenda mais sobre microplásticos, aqui: https://brainly.com.br/tarefa/48508588

#SPJ2

Perguntas interessantes